Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Seelj), realizará 10 Conferências de Juventude no Estado este ano, com o objetivo de aproximar o poder público da sociedade e envolver os diversos segmentos sociais na elaboração de políticas voltadas à juventude tocantinense. Serão nove regionais em diferentes municípios, entre 18 de agosto e 1º de setembro, e a etapa estadual, em Palmas, em 04 e 05 de outubro. O cronograma das conferências, que envolverá todos os municípios tocantinenses, foi anunciado pelo superintendente de Juventude do Estado, Ricardo Ribeirinha, durante a 1ª Audiência Pública, nesta sexta-feira, 03, no Memorial Coluna Prestes, na Capital. 

As conferências, previstas em lei, são realizadas com o objetivo de divulgar e debater os parâmetros e diretrizes da política municipal, estadual e nacional e indicar a atuação do poder público na execução das ações, tendo como base 11 eixos temáticos de direitos estabelecidos no Estatuto da Juventude: direito à cidadania, à participação social e política e à representação juvenil; à educação; à profissionalização, ao trabalho e renda; à diversidade e à igualdade; à saúde; à cultura; à comunicação e à liberdade de expressão; ao desporto e lazer; à sustentabilidade e ao meio ambiente; ao território e mobilidade; e à segurança pública e ao acesso à justiça. 

Os temas entraram no debate da Audiência Pública, com a participação de diversos representantes dos segmentos de juventude do Estado. “Nesse encontro, percebemos a necessidade que o jovem tem de expressar suas ideias e de ser respeitado nos seus direitos. Ele quer ser integrado às políticas públicas de juventude. Ficou demonstrado que estamos no caminho certo, envolvendo o jovem na construção de políticas para os jovens de hoje e planejando ações para os jovens do futuro”, destacou Ricardo Ribeirinha. 

Para o presidente do DCE da Faculdade Católica de Palmas, Ronaldo Cezar, a inserção da juventude na política é um modelo de gestão inovador. “Levar a realidade para dentro dos projetos a serem criados é uma iniciativa importante para a juventude. Espero que seja efetivado”, disse. 

Carta Pública 

As necessidades e demandas levantadas pelos líderes de movimentos sociais durante a Audiência Pública foram registradas em carta, a ser apresentada durante as conferências. No encontro, também foi discutido a reativação do Conselho Estadual de Juventude, cujo processo de alteração e composição dos 26 membros aguarda publicação de decreto no Diário Oficial do Estado. A criação do Comitê de Políticas Intersetoriais da Juventude, que desenvolverá políticas públicas transversais envolvendo 17 secretarias de estado, também esteve em pauta no evento. 

Audiências no interior

Além das conferências regionais, o Superintendente de Juventude disse, ainda, pretende realizar mais duas audiências públicas no interior do Estado, uma na Região Sudeste, na primeira semana de agosto, e a outra, no Bico do Papagaio, na segunda semana do próximo mês. “Acredito que este ano será de construção, assinaturas, e estruturação para que a gente possa colher os frutos já no próximo ano. Estamos em busca de debates sinceros e pertinentes que possam construir uma história nos próximos anos”, ressaltou Ribeirinha.

Confira o cronograma conferências de juventude no Estado 

Etapas regionais 

1ª semana

18 de agosto – Araguatins

19 de agosto – Tocantinópolis

20 de agosto – Araguaína

21 de agosto – Colinas

2ª semana

25 de agosto – Paraíso do Tocantins

26 de agosto – Porto Nacional

27 de agosto – Gurupi

28 de agosto – Dianópolis

3ª semana

1º de setembro – Palmas 

Etapa estadual 

04 e 05 de outubro – Palmas (Secom-TO)