Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Nas Viagens de férias o cuidado deve ser redobrado.

Nas Viagens de férias o cuidado deve ser redobrado. Foto: Felix Valor

Foto: Felix Valor Nas Viagens de férias o cuidado deve ser redobrado. Nas Viagens de férias o cuidado deve ser redobrado.

O mês de julho é o período de férias escolares, e no Tocantins é também temporada de praias. Por mais que a maior preocupação que se queira ter seja decidir entre o rio Tocantins e o Araguaia, é preciso tomar certas precauções para garantir uma viagem segura. Afinal, só assim a diversão e o descanso podem ser completos.

Pegar a estrada nesse período tem suas excepcionalidade. Trata-se de uma época de grande fluxo de veículos nas vias, o que exige atenção especial. Por isso é essencial que a revisão do seu veículo esteja em dia. Da suspensão ao balanceamento, passando pela checagem de freios, fluidos, componentes elétricos e até para-brisas, nada pode ser esquecido.

É também muito importante que condutores e passageiros tenham consciência dos cuidados básicos que devem ter no trânsito, como usar o cinto de segurança, não utilizar telefone celular enquanto dirige e não conduzir sob a influência de bebida alcoólica.

Segundo o gerente de Fiscalização e Segurança do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO), Geraldo Magela, no Tocantins o uso do cinto de segurança é indispensável e é uma obrigação de qualquer pessoa que utiliza um automóvel. “Não usar o cinto de segurança é uma infração prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro. Mas, além disso, é um ato de cuidado que se deve ter consigo e com as demais pessoas”.

Check list viagem segura

• Verifique o nível do óleo do motor, dos freios, da direção hidráulica e da caixa de transmissão;

• Faça o alinhamento da direção;

• Pneus: verifique estado, balanceamento e calibre os pneus do carro;

• Procure checar a água do radiador;

• Verifique as lâmpadas de sinalização, dos faróis e a regulagem dos faróis;

• Prazo de validade do extintor de incêndio;

• Crianças com idade até 10 anos devem andar sempre no banco traseiro do veículo, devidamente alocadas com cinto de segurança e cadeirinha específica para sua faixa etária;

• Tenha sempre no carro a caixa de ferramentas obrigatórias e procure se certificar do estado de conservação dos itens que a compõe (macaco, chave de roda e triângulo para sinalização).