Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Tocantins teve avanço no acompanhamento de indicadores no último ano, é o que mostra informativo situacional das ações da Política Nacional de Alimentação e Nutrição que foi apresentado pelo Ministério da Saúde. O progresso é percebido na cobertura de acompanhamento da população pelo Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan/ Web), que apresentou cobertura de 20,7%, sendo que a média nacional é de 11,5%.

Com relação à cobertura da suplementação de vitamina A para crianças na faixa etária de 6 meses à 11 meses, o Estado também superou a meta com 79,8% , sendo a média nacional de 60,8%. Já com respeito a cobertura de 12 meses a 59 meses, o Tocantins alcançou 71% , mais uma vez superando a média nacional que foi de 56,7%.

No acompanhamento pela Saúde dos beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF) no ano de 2015, que tem o primeiro ciclo finalizado no próximo dia 10 de julho, o Tocantins apresenta uma cobertura de  70,92% de famílias já acompanhadas, sendo a  média nacional de 64,7%.

Diminuição da desnutrição

O Ministério da Saúde também apontou que diminuiu a desnutrição em crianças menores de cinco anos, relacionadas aos 21 municípios que fazem parte da Agenda de Atenção Nutricional à Desnutrição Infantil. Em 2011 a prevalência era de 11,9% e em 2014 caiu para 5,5%.

“Mesmo com os indicadores apresentando dados positivos com relação à média nacional, temos muito a avançar, principalmente com relação a promoção de uma alimentação saudável e a vigilância alimentar e nutricional da população”, ressaltou a técnica da Área de  Alimentação e Nutrição da Secretaria de Estado da Saúde ( Sesau), Terezinha Franco.

Os dados citados foram mostrados no Encontro Nacional com Referências Estaduais em Alimentação e Nutrição que ocorreu em Brasília nos dias 16 e 17 de junho de 2015. O evento contou com a participação das técnicas Andressa Cabral Bezerra e Terezinha de Jesus Pinheiro Franco, que atuam na área de Alimentação e Nutrição da Diretoria de Atenção Primária da Sesau. Na ocasião, as técnicas foram convidadas a participar de uma mesa redonda para apresentação de experiências exitosas desenvolvidas  no  Estado.

Agenda de Atenção Nutricional

Os 21 municípios tocantinenses que fazem parte da Agenda de Atenção Nutricional à Desnutrição Infantil são: Abreulândia, Axixá do Tocantins, Brejinho de Nazaré, Esperantina, Luzinópolis, Oliveira de Fátima, Pium, Praia Norte, Presidente Kennedy, Santa Rosa, Sucupira além dos municípios na região do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), como Formoso do Araguaia, Goiatins, Gurupi, Itacajá, Lagoa da Confusão, Maurilândia, Sandolândia, Santa Fé do Araguaia, Tocantínia e Tocantinópolis.