Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Famoso por suas cachoeiras e pelo ambiente natural acolhedor, o distrito de Taquaruçu é também um ponto de encontro de vários ícones culturais do Tocantins. É neste cenário que o Sebrae  Tocantins realiza a Oficina de Design em Artesanato, entres os dia 13 e 17 de julho, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do distrito.

A oficina será conduzida pela renomada artista plástica e designer Heloísa Crocco e irá oferecer aos artesãos ferramentas para agregar valor, aumentar a qualidade dos produtos e sua organização produtiva, visando o desenvolvimento de uma nova coleção de artigos artesanais com produtos diferenciados e inovadores.

A metodologia aplicada na oficina faz parte do Laboratório Piracema de Design na qual serão apresentados aos artesãos elementos estruturais para valorização da linha de produtos decorridos da oficina de criação: custos, materiais e precificação, bem como o material gráfico ali produzido.

A capacitação está inserida nas ações do Projeto Estruturação do Polo Turístico de Taquaruçu e tem como objetivo introduzir o artesanato do distrito no mercado consumidor, garantindo a sustentabilidade dos membros da unidade produtiva da região e fortalecendo a identidade local. Ao término da oficina será lançada a “Coleção Taquaruçu” com itens produzidos pelos artesãos participantes a ser lançada durante a 9° edição do Festival Gastronômico de Taquaruçu, em uma loja diferenciada estabelecida pela instituição.

“A proposta do Sebrae é que através da oficina seja possível valorizar o trabalho artesanal desenvolvido pela comunidade de Taquaruçu, que é muito rica em manifestações culturais”, comenta a analista técnica do Sebrae e gestora do Projeto de Estruturação, Taiane Bueno.

Projeto de Estruturação do Polo Turístico de Taquaruçu

Promovido pelo Sebrae Tocantins em parceria com a Prefeitura de Palmas, o Projeto de Estruturação do Polo Turístico de Taquaruçu nasceu com o intuito de identificar o potencial turístico do distrito para estruturá-lo e aproveitar seus recursos naturais e sustentáveis a favor da comunidade. Por meio de ações que promovam a implantação, ampliação e melhoria dos produtos e serviços ofertados pelos pequenos negócios do setor de turismo, o projeto irá fortalecer a economia e o trade turístico do estado.