Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (Faet), presidida por Paulo Carneiro, inscreveu o programa Minha Casa Minha Vida Rural na 9ª Edição do PrêmioCaixa Melhores Práticas em Gestão Local, premiação que acontece a cada dois anos e tem o objetivo de reconhecer e dar visibilidade a projetos de excelência no âmbito social realizados com apoio financeiro e técnico da instituição financeira.

Dentro do programa Minha Casa Minha Vida Rural executado pela Faet, foram escolhidas para participar do concurso as 23 unidades habitacionais construídas na Comunidade Quilombola Santa Maria das Mangueiras, localizada no município de Dois Irmãos, que vai beneficiar cerca de 70 moradores.

“O nome escolhido para a seleção no prêmio da Caixa é ‘Habita quilombola, porque dignidade não tem cor’, que traduz a busca do resgate e do respeito aos moradores daquela comunidade por meio de uma moradia digna e pela construção de ações que valorizem a coletividade”, resumiu o superintendente da Faet, Frederico Sodré.

O convite para participar do prêmio teve início durante a Oficina de Trabalho do Programa Caixa Melhores Práticas em Gestão Local, quando o banco considerou a atividade desenvolvida no Tocantins como “causadora de impactos positivos na melhoria da qualidade de vida da população beneficiada”.

O presidente do Sistema Faet/Senar, Paulo Carneiro, destacou que o trabalho já desenvolvido pela federação com o homem do campo facilitou as ações realizadas na comunidade quilombola, que também faz parte do meio rural e é atendida pelos programas da entidade. “Para executar esse programa na comunidade realizamos, inicialmente, um diagnóstico social do grupo. É importante ressaltar que contamos com o apoio técnico de profissionais ruralistas, possibilitando mediar e entender as melhores estratégias a serem tomadas. O resultado foi fantástico, e a maior lição disso tudo é o respeito e a dignidade que podemos levar para várias comunidades que moram no campo através de nossas ações em todo o Tocantins”, assegurou o presidente.

O prêmio 

O Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local é uma ação de reconhecimento que busca envolver os agentes participantes na construção de uma base de informações sobre possibilidades de ação num processo contínuo e permanente de avaliação e aprimoramento da gestão local.

A partir da avaliação e seleção das Práticas, são extraídos subsídios para análise de programas, reaplicação de projetos, aperfeiçoamento e monitoramento de resultados e para a formulação de estratégias de políticas públicas voltadas para os assentamentos humanos.

Essa iniciativa de responsabilidade social empresarial significa uma mudança de perspectiva da administração pública ao demonstrar sua preocupação com as ações realizadas e seus resultados, bem como uma predisposição à absorção dos métodos e características das gestões bem-sucedidas nas práticas pertinentes ao desenvolvimento territorial sustentável.

Minha Casa Minha Vida Rural

O programa Minha Casa Minha Vida Rural foi lançado pelo Governo Federal em 2009, com o objetivo de proporcionar moradia com dignidade para famílias do campo.