Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Fiscais da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) apreenderam na última segunda-feira, 13, cerca de seis mil quilos de sementes de capim, da espécie Andropogon, durante fiscalização rotineira no posto fiscal de Caseara, na divisa do Tocantins com o estado do Pará. A carga, que partiu de Trindade/GO com destino a Vila Rica/MT, estava irregular porque o produto encontrado não condizia com a embalagem. O proprietário da carga foi multado em R$ 3.600 e o produto destruído no aterro sanitário.

De acordo com o responsável pela divisão de sementes e mudas, Guilherme Rocha, o produto estava armazenado em embalagens de ração animal, sem nenhuma identificação de origem ou composição. “Os produtos só podem ser transportados em embalagens originais que contenham a espécie ou cultivar, lote, validade do teste de germinação, entre outros”, explicou Guilherme acrescentando que as exigências estão previstas no artigo nº 25 do Decreto Estadual 1.634/2002.

Segundo o presidente da Adapec, Humberto Camelo, a ação busca garantir a qualidade dos produtos que transitam pelo Estado. “Produtos piratas podem colocar em risco a sanidade vegetal, com a disseminação de pragas. Além disso, afetam a qualidade e rentabilidade esperadas”, destacou.