Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Maradona

Com a proposta de garantir a preservação ambiental, aliada aos trabalhos de informação e orientação aos banhistas na Temporada de Praias do Tocantins, o Governo do Estado, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), está realizando, desde o último dia 10, os trabalhos de educação ambiental e pesquisa de satisfação turística nos municípios de Araguatins, Araguacema, Pedro Afonso, Peixe e Tocantinópolis, para identificar o perfil dos turistas e visitantes.

Segundo a diretora de Operações Turísticas da Sedetur, Juliane Bueno, iniciando por Araguacema, na região sudoeste do Estado, a pesquisa realizada entre os dias 10 e 12 de julho buscou informações junto aos usuários da Praia da Gaivota. A diretora informou ainda que, até o início de agosto, serão aplicados cerca de 600 questionários aos visitantes das praias do Tocantins. “Este trabalho vai ser feito nas demais praias para que possamos obter dados de fluxo de turistas e também da movimentação financeira e com o resultado, conseguirmos captar investidores para as próximas temporadas de lazer”, argumentou.

Para a estudante Raíza Ramos, que viajou com mais dez amigos de Porto Nacional rumo às praias do Araguaia, a organização e a estrutura foram aprovadas. “Apesar de a movimentação de pessoas ainda não estar tão grande devido ao início do mês, a estrutura da praia está boa, muito bom para acampar”, afirmou.

Educação Ambiental

Já na questão ambiental, moradores e usuários dos atrativos estão sendo abordados para que tenham atitudes tanto na utilização e destinação correta do lixo e resíduos orgânicos, como também nos cuidados com o calor excessivo e a longa exposição ao sol sem a devida proteção. 

Segundo o gerente de Educação Ambiental da Semarh, Pierre de Freitas, dez colaboradores locais dos municípios de Araguatins, Araguacema, Pedro Afonso e Tocantinópolis foram contratados pela secretaria para que possam realizar os trabalhos de conscientização, que se iniciaram dois meses antes da temporada com barqueiros e barraqueiros que vão trabalhar naqueles municípios. “Foi muito importante a contratação de mobilizadores locais, porque ninguém melhor que os próprios moradores, que conhecem a cidade e seus atrativos, para fazer este trabalho de educação ambiental. Nossa intenção é promover uma temporada de lazer que seja agradável aos turistas, mas que produzam o menor impacto possível junto aos recursos naturais”, afirmou.

Mudança de comportamento

O barqueiro Domingos Gomes de Araújo, morador de Araguacema há quase 30 anos e um dos colaboradores contratados para atuar como educador ambiental, se considera um mobilizador social mesmo sem ter tido nenhuma formação. Após um acidente que resultou na perda da perna direita, ele afirma que passou a olhar as questões ambientais de outra maneira. “Antigamente, eu era um predador, não tinha respeito pela natureza. Foi só com este acidade que passei a entender que a preservação ambiental é importante para a nossa sobrevivência”, afirmou.

Para o comerciante Paulo César Machado, morador de um município da região, os trabalhos informativos servem para relembrar de atitudes que precisam ser tomadas sempre. “A gente sabe o que tem que fazer, mas às vezes se esquece. Então é muito bom este trabalho de alerta, realizado pelo Governo do Estado”, ressaltou. (Secom/TO)