Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Construída com apoio de 400 voluntários da comunidade e integrantes de cooperativas, a Praça Ecológica IFTO – Campus Avançado Pedro Afonso (TO) foi inaugurada oficialmente na manhã do dia 18 de julho, dentro da programação do aniversário de 168 anos do município.

A solenidade contou com a presença de autoridades, entre elas o prefeito Jairo Mariano e vereadores. A agente de desenvolvimento humano Maria Silvana Ramos representou o presidente da Coapa, Ricardo Khouri.

A cooperativista destacou que ações como a construção da praça ecológica trazem qualidade de vida para a população, além de contribuir no fortalecimento da rede de cooperativismo e voluntariado. “É a maior prova de que as pessoas quando se juntam formam uma corrente mais firme. Não só através do Dia C, mas em toda ação que o município precisar de ajuda para fazer a diferença, as cooperativas estão à disposição”, afirmou Silvana.

Essa foi a segunda praça ecológica construída em Pedro Afonso com a ajuda das cooperativas. O local fica na entrada da cidade e foi feito com a reutilização de materiais que antes iam para o lixo. Foram usados 588 pneus e 2700 garrafas PET. Além disso, foram plantadas árvores e flores.

O trabalho foi realizado por voluntários coordenados pelo grupo Amigos do Meio Ambiente (AMA). A ação fez parte do Dia de Cooperar 2015 (Dia C), que em Pedro Afonso foi desenvolvido pela Coapa (Cooperativa Agroindustrial do Tocantins), Coed (Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso) e Sicredi. Também contribuíram a Prefeitura de Pedro Afonso, IFTO, APAE e Unidade Prisional Feminina de Pedro Afonso.