Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Cinco policiais militares do Tocantins participam do 1º Curso Internacional de Multiplicador de Polícia Comunitária – Sistema Koban, que acontece de 20 a 31 de julho, nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio grande do Sul.

Participam da capacitação o capitão Cândido Marques Soares Junior e o 1º tenente Moisés Silva da Silva, no Estado de São Paulo; o 1º tenente Gleidison Antônio de Carvalho em Minas Gerais;  e o 1º tenente José Roberto Carneiro Alves e 1º tenente Tiago do Nascimento Alves, no Rio Grande do Sul.

Os objetivos do evento são conhecer e aplicar os conceitos de Polícia Comunitária utilizados no Japão e que têm sucesso reconhecido internacionalmente. A previsão é de que peritos japoneses (policiais com vasta experiência) poderão visitar cada Unidade Federativa para colaborar com o desenvolvimento do policiamento comunitário.

O evento é fruto de um Acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública - Senasp; Polícias Militares dos Estados de São Paulo (Pmesp) e Minas Gerais (PMMG); Brigada Militar do Rio Grande do Sul (BMRS); Agência Brasileira de Cooperação (ABC); Agência Nacional de Polícia do Japão (ANP) e a Agência de Cooperação Técnica Internacional do Japão (Jica).

Para o comandante geral da Polícia Militar do Estado do Tocantins, coronel Glauber de Oliveira Santos, essa é uma importante iniciativa que visa adquirir conhecimento técnico e aplica-lo na prática junto à comunidade, estreitando os laços e a parceria entre a Polícia Militar e o cidadão. “Nosso foco é disseminar o máximo possível a filosofia da Polícia Comunitária, tendo a população como colaboradora na busca por uma segurança pública efetiva no nosso Estado e não temos medidos esforços para isso”, ressaltou o Comandante.

O 2º Curso Internacional de Multiplicador de Polícia Comunitária – Sistema Koban acontece de 03 a 14 de agosto também em São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul e contará com a participação de mais 5 policiais militares tocantinenses. (Ascom PM)