Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Estão abertas as inscrições para o Projeto Convergência 2015, Mostra de Performance Arte do Sesc Tocantins. A quarta edição do evento será realizada nos dias 17 e 18 de outubro no Centro de Atividades do Sesc Palmas, no Tocantins.

O Convergência começou sua história em 2012 e tem como objetivo abrir espaço para experimentação em artes, misturando as diversas linguagens artísticas envolvidas nas performances, além de estimular a produção e divulgação de ações feitas em todo Brasil atualmente.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 17 de agosto de 2015. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição disponível no site do Sesc TO e enviá-la pelos correios, devidamente assinada.

O documento deve ser enviado à Galeria Sesc de Artes - Promotoria de Artes Plásticas, Centro de Atividades, situado na quadra 502 Norte, avenida LO-16, Conjunto 2, Lotes 21 a 26, CEP: 77006-562, Palmas-TO. Junto com a ficha, por e-mail ou via correios, deve ser enviado também o currículo atualizado do autor, cópias da Carteira de Identidade, CPF e comprovante de endereço, bem como descrição detalhada da performance, link da internet (caso ela já exista), sinopse, poética (tema), descrição técnica e fotos de performances já realizadas (ou imagens da performance atual). O edital completo com as informações está disponível no site: www.sescto.com.br/cultura/downloads.

Serão escolhidos 21 projetos ao todo, sendo contemplados cinco artistas residentes no Tocantins, dez residentes em outras localidades do Brasil e seis performances em vídeo. Os projetos contemplados do Tocantins vão receber R$ 600 cada, mesmo valor que as performances em vídeo irão ganhar. Os artistas escolhidos de outros estados recebem R$ 1.600 como prêmio de incentivo.

“No Brasil, existem poucos eventos de performance e aqui na região Norte nós somos um dos poucos a realizar um projeto como esse. Na edição passada recebemos artistas de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia, assim reforçamos o convite para o Convergências 2015”, relata Vone Petson, promotor de artes visuais do Sesc Tocantins. (Ascom Sesc)