Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

No final da tarde dessa quinta-feira, 30, a Polícia Civil (PC), por intermédio da Delegacia Interestadual de Polinter e Capturas tirou de circulação mais um foragido da Justiça de outro Estado, que se encontrava em território tocantinense. Paulo Roberto Pires, de 63 anos de idade possui sentença condenatória transitada em julgado, pela prática de homicídio qualificado, crime ocorrido na cidade de Porto Velho/RO, em 1990 e foi capturado, mediante o cumprimento de mandado de prisão, quando se encontrava em seu estabelecimento comercial, localizado no centro de Miranorte/TO.

Conforme o delegado Reginaldo de Menezes Brito, titular da Polinter, há cerca de duas semanas, a Polícia Civil de Rondônia entrou em contado com a Polinter do Tocantins, informando que Paulo Roberto, o qual havia cometido um homicídio naquele Estado, estaria residindo em solo tocantinense já há muitos anos. Baseado nessas informações, o delegado determinou aos investigadores da Polinter que dessem início as buscas e levantamentos em vários municípios do Tocantins a fim de localizar o homicida foragido. Após duas semanas, os agentes da Polinter, com o apoio do delegado titular de Miranorte, Douglas Sié Carreiro, encontraram Paulo, naquele município.  

Depois da localização do indivíduo, a Polícia Civil de Porto Velho enviou a ordem judicial, a qual foi cumprida, por volta das 17 horas dessa quinta-feira. Após ser preso, Paulo Roberto foi conduzido à Cadeia Pública de Miranorte, onde ficará a disposição da Justiça de Rondônia, Estado para o qual deve ser transferido em breve, a fim de cumprir a pena de 23 anos em regime fechado a qual foi condenado pelo homicídio pelo qual é acusado.

O crime

Às 20 horas do dia 8 de julho de 1990, na localidade denominada Garimpo do Embaúba, Paulo Roberto, armado com um revólver calibre 38, disparou vários tiros contra Valderi Marim Amâncio, o qual veio a óbito ainda no local. Segunda as investigações da Polícia Civil, o crime teria sido cometido por causa de uma desavença entre autor e vítima, já que ambos possuíam dragas de extração de diamantes e teriam se envolvido em uma disputa comercial.

Após cometer o crime, Paulo Roberto fugiu para o Estado do Tocantins, onde estabeleceu residência e vivia normalmente ganhando a vida como proprietário de uma lanchonete, em Miranorte. Após vários recursos impetrados pela defesa do acusado, no dia 29 de setembro de 2011, Paulo Roberto foi julgado pela 2ª Vara Criminal de Porto Velho e condenado a 23 de prisão em regime fechado.

De acordo com o delegado Reginaldo, a Polinter está atuando com muito rigor e firmeza com o objetivo de capturar todos os foragidos da Justiça que estejam no Estado do Tocantins, como foi o caso de Paulo Roberto, preso nesta quinta-feira. “Nossos investigadores estão nas ruas, diuturnamente no intuito de localizar e prender foragidos da Justiça, do Tocantins e de outros Estados”, ressaltou.

Ainda segundo o delegado, somente nesse de 2015, a Polinter já cumpriu 35 mandados de prisão em desfavor de foragidos da Justiça de Outras unidades da federação, que se encontravam no Tocantins. (Ascom SSP)