Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

 Evento contou com a participação de autoridades políticas e prefeitos de 22 dos municípios beneficiados

Evento contou com a participação de autoridades políticas e prefeitos de 22 dos municípios beneficiados Foto: Lia Mara

Foto: Lia Mara  Evento contou com a participação de autoridades políticas e prefeitos de 22 dos municípios beneficiados Evento contou com a participação de autoridades políticas e prefeitos de 22 dos municípios beneficiados

Mais de seis mil famílias tocantinenses serão beneficiadas com a assinatura de Ordem de Serviço que garante a implantação de extensão de rede de água tratada em 27 municípios. A formalização do início das atividades aconteceu nessa terça-feira, 4, quando o governador Marcelo Miranda e o presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Eder Martins Fernandes, receberam os prefeitos dos municípios contemplados e assinaram a Ordem de Serviço.

“Neste governo entregamos mais de duas mil cisternas. Isso significa que já entregamos mais cisternas que o Governo anterior”, destacou o presidente da ATS, ao se referir ao Programa Tocantins sem Sede. Ele lembrou que o empenho vai ao encontro de uma das propostas de campanha do governador: a de garantir água potável para os municípios tocantinenses.

O governador Marcelo Miranda ressaltou o empenho do Executivo Estadual em busca de melhorias para a população tocantinenses. "É com muita alegria que assinamos este documento hoje. Através dele, beneficiaremos mais de seis mil famílias”, disse, reforçando a importância do apoio que o Estado tem recebido do governo federal. “O Tocantins está sendo privilegiado. Ontem recebemos duas ministras em um só evento”, ressaltou ao lembrar da visita das ministras Eleonora Menicucci e Kátia Abreu, na última segunda-feira, 3.

Marcelo Miranda também destacou que está trabalhando para o desenvolvimento de todo o Estado.  “O Tocantins  é a bola da vez. Está na mira  dos grandes centros internacionais, especialmente pela capacidade de produção de alimentos. Esse desenvolvimento deve estar respaldado por benefícios básicos, a exemplo desse de hoje”, completou.

Investimentos

Com investimentos no valor de R$ 3,3 milhões do Estado, os trabalhos já foram iniciados em alguns municípios, e devem beneficiar, ao todo, cerca de 24 mil tocantinenses, com mais de 43 mil metros lineares de rede de distribuição de água tratada. 

O presidente da ATS, Eder Martins Fernandes, esclareceu que o crescimento das cidades não foi acompanhado pelo serviço de extensão de redes, um cenário que, de acordo com ele, começa ser revertido. "Com o programa Minha Casa e Minha Vida, as cidades foram crescendo e, desde o início da nossa gestão, os prefeitos começaram a nos procurar. Desde então, estamos trabalhando para levar água de qualidade da água nos 80 municípios onde temos a concessão para distribuição de água", explicou.

Eder Martins também destacou outras obras que estão sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado por meio da ATS. “Futuramente assinaremos Ordem de Serviço para reforma de todas as 49 estações de tratamento de água e das três estações de tratamento de esgoto. Além disso, estamos trabalhando para entregar as cisternas do programa Tocantins Sem Sede”, adiantou.

Reconhecimento

A prefeita do município de Araguacema, Isabela Alves Lima Pereira, destacou a importância das obras para a população local. "Essa é uma medida muito importante. Há um tempo nossa população já sofria com a falta de água na parte mais alta da cidade e, com a implantação da rede de água tratada, vai melhorar muito a qualidade de vida dos moradores do campo e da cidade", comemorou.

De acordo com o prefeito de Mateiros, Júlio Mokfa, a falta de água fazia parte da realidade dos moradores do município e este cenário já começou a mudar com o início das obras. "Mateiros é um município turístico e, mesmo assim, sofríamos com a falta de água tratada. Hoje o serviço já está sendo feito e estamos trabalhando para a implantação da rede de esgoto", explicou.

O presidente da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM) e prefeito de Brasilândia do Tocantins, João Emídio Felipe de Miranda, parabenizou a iniciativa. "Esse convênio sinaliza para nós que o Governo do Estado quer trabalhar junto com os municípios, que o Palácio Araguaia está de portas abertas. Hoje nós sentimos que o Estado do Tocantins está em boas mãos", afirmou, ao parabenizar o governador Marcelo Miranda.

Beneficiados

Ao todo, serão beneficiados 27 municípios: Angico, Barra do Ouro, Santa Terezinha, Brasilândia, Centenário, Fortaleza do Tabocão, Itapiratins, Pau D’Arco, Pequizeiro, Recursolândia, Santa Maria, Tupirama, Araguacema,  Pugmil,  Tocantínia,  Aurora, Chapada de Natividade,  Conceição do Tocantins,  Novo Alegre,  Santa Rosa,  Aparecida do Rio Negro,  Brejinho de Nazaré,  Mateiros,  Monte do Carmo,  Ponte Alta do Bom Jesus,  Ponte Alta do Tocantins e Taipas.

Participantes

Também marcaram presença no evento de assinatura de Ordem de Serviço a vice-governadora, Claudia Lelis, os secretários de Estado de Articulação Política, Paulo Sidney;  de Infraestrutura, Sérgio Leão; da Comunicação Social, Rogério Silva; o secretário de Assuntos Parlamentares, Antonio de Pádua Soares Marques; o secretário-geral de Governo, Herbert Brito; o  secretário-chefe da Casa Civil, Telio Ayres; o secretário-chefe da Casa Militar do Estado do Tocantins, Raimundo Bonfim Azevedo;  a deputada estadual Valderez Castelo Branco,  22 prefeitos dos municípios contemplados, além de  lideranças políticas.