Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Corpo de Bombeiros do Tocantins está promovendo uma campanha para arrecadação de potes de vidro com tampa plástica, usados para coleta e armazenamento do leite materno. A campanha faz parte da Semana do Aleitamento Materno, comemorada de 1 a 7 de agosto, mas as doações podem ser feitas até o fim deste mês. Os potes serão destinados ao projeto Bombeiro Amigo do Peito, realizado em parceria com o Banco de Leite Humano do Hospital de Referência Dona Regina.

Só podem ser usadas no armazenamento embalagens vazias de maionese, café solúvel e outros alimentos que sejam de vidro, possuam tampa de plástico e tenham capacidade entre 150 a 500ml, por serem de fácil limpeza e esterilização que é feita em alta temperatura. Os integrantes do projeto Bombeiro Amigo do Peito serão responsáveis pela coleta das doações que podem ser feitas nas unidades dos bombeiros em todo o Tocantins e nas escolas das redes estadual e municipal.

Além de estimular a doação, os bombeiros buscam o material em empresas que quiserem doar os vidros (vazios e com a tampa). O agendamento para que os bombeiros busquem a doação pode ser feito pelos telefones 0800 646 8283 ou 3218-7734.

Doação que salva vidas

O leite humano recebido serve para alimentar os bebês internados na Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) neonatal e unidade intermediária do Hospital Dona Regina.

As mães que desejam doar o leite excedente podem solicitar a visita do Bombeiro Amigo do Peito. Na primeira visita, a mãe recebe todas as instruções sobre a ordenha e armazenamento do leite e um kit, contendo touca, máscara e o vidro coletor. Nas visitas seguintes os bombeiros buscam o leite já coletado e congelado e levam até o Banco de Leite do Hospital Dona Regina. Vale lembrar que a doação de leite materno não prejudica a alimentação do bebê uma vez que a ordenha é realizada após cada mamada.