Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: uanna Carvalho

Foto: uanna Carvalho

A Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), parceira na programação do programa Agosto Verde, participa das atividades a serem realizadas nessa quarta-feira, 12, em Palmas. As ações atendem os produtores rurais nos diversos segmentos produtivos, hortifrutigranjeiros, cultivo da mandioca, criação de animais de pequeno e grande porte, produção leiteira, criação de peixe, dentre outras.

A programação começa, a partir das 8h30, no Sítio Taquarí, em Palmas, quando os agricultores vão participar de oficinas de controles alternativos; apresentação do Plano Municipal de vigilância de Populações Expostas a Agrotóxicos; Uso de equipamentos de Proteção Individual; Experiências com Produção sem uso de Agrotóxico, e Pequenas Agroindústrias, além de conhecer a produção de hortifruiti agroecológica do Sítio.

No período da tarde, os produtores participantes vão conhecer uma Unidade de Compostagem, na região Norte da Capital. A programação será voltada para produção agroecológica. Na ocasião, a engenheira agrônomo da Seagro, Dilciane Nascimento Braga, explicará sobre as linhas de crédito Pronaf Ecologia e Pronaf Eco.

Pronaf

No Pronaf Agroecológico os agricultores contam com investimentos relacionados com projetos específicos de sistemas de base agroecológica ou orgânicos, incluindo-se os custos relativos à implantação e manutenção do empreendimento. O agricultor pode financiar até R$ 150 mil, com até 10 nos de carência.

Já no Pronaf Eco, os investimentos são voltados para implantação, utilização ou recuperação de tecnologias de energia renovável, tecnologias ambientais, armazenamento hídrico, pequenos aproveitamento hidro energéticos, silvicultura e correção de solo. Nesta linha de crédito o produtor pode financiar até R$ 150 mil, os juros variam de acordo com os valores financiados. (Ascom Seagro)