Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O deputado federal Carlos Henrique Gaguim (PMDB) solicitou Audiência Pública para tratar da situação do sistema carcerário no Estado de Tocantins.

Segundo o deputado, atualmente o sistema prisional tocantinense enfrenta problemas de estrutura física, "já que as cadeias e os presídios do Estado estão em péssimas condições e, também, por problemas de segurança institucional, pois reiteradas vezes os presos conseguem se comunicar de dentro dos presídios no intuito de fomentar suas ações criminosas", afirmou.

Gaguim afirma que solicitou a audiência para ouvir o secretário de Segurança Pública e o diretor do Sistema Penitenciário e Prisional do Tocantins na tentativa de esclarecer a situação do sistema carcerário no Tocantins, que atualmente, segundo ele, vive um colapso.

O deputado aponta problemas de superlotação. "Como a Unidade de Barra da Grota que é a maior do Estado e abriga cerca de 440 presos, que são divididos em quatro por cela e a segurança é feita por apenas 20 agentes prisionais. Sabe-se, inclusive, que os presos se comunicam sem serem importunados, pois as cadeias e os presídios sequer têm sistemas de bloqueio de celulares", lembrou. 

“Temos obrigação de ajudar o Governo de Tocantins a encontrar soluções viáveis à curto prazo para esses problemas. Inclusive dar condições melhores de trabalho para os servidores da polícia civil, que garantem a segurança pública do nosso Estado", finalizou o parlamentar.