Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Luciano Ribeiro Cerca de 250 pessoas ligadas ao setor rural participaram do seminário Regional de Avicultura Caipira Cerca de 250 pessoas ligadas ao setor rural participaram do seminário Regional de Avicultura Caipira

Cerca de 250 pessoas, entre produtores, estudantes e técnicos de diversas instituições governamentais ligadas ao setor rural participaram nessa quinta-feira, 20, do Seminário Regional de Avicultura Caipira, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins) e Secretaria Municipal do Desenvolvimento Rural (Seder).

O evento tem como objetivo discutir a produção de aves caipira em escala, de forma organizada em associações e cooperativas, a fim de criar uma demanda forte para futuramente construir um frigorífico específico para aves.

Dentre os diversos temas discutidos no evento, a zootecnista e professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Kenia Rodrigues, falou sobre os entraves para a comercialização de aves caipira no Tocantins, a começar pela ausência de escala na produção. “Os produtores ainda produzem de forma irregular e não conseguem atender a demanda de mercado que atualmente é garantida por outros estados”, afirma. 

A diretora de políticas para pecuária da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Érika Jardim destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Governo do Estado no sentido de formalizar os produtores, organizando-os para a produção em escala. “Produzir em escala, obter a certificação, garantir o abastecimento do mercado interno e criar demanda para construção, no futuro, de um abatedouro para aves”, enumerou Érika Jardim.

Para o presidente da Federação das Associações e Entidades Rurais do Tocantins e também produtor de aves caipiras, Pereira Lima a construção do abatedouro de aves é a realização do sonho de todos os produtores, assim poderão aumentar a produção, vender mais obter uma renda melhor. “Aproximadamente 90% dos produtores rurais do Estado cria aves caipira, com a finalidade de garantir a alimentação da família e o excedente é vendido direto ao consumidor”, afirmou.

Circuito

Como continuidade da programação, no período da tarde acontece o circuito Agrotins com visita a seis estações; horticultura, manejo de pastagem, mandiocultura, avicultura, ordenha e integração de lavouras. Também serão apresentadas aos participantes alternativas para diversificar as atividades nas propriedades, gerando maior lucratividade e aproveitamento de áreas. (Ascom Seagro)