Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Osterno Parrião
  • Autoridades recepcionadas no aeroporto de Miracema
  • Da esq. para dir. José Antonio Cavalcante, Prof. Ruzulina Noleto, Madre Lourdes Irene, Bispo Jaime Collins e Monsenhor Piagem
  • Praia do Paredão

As águas transparentes do rio Tocantins e as deslumbrantes e diferenciadas belezas naturais dos atrativos turísticos de Miracema do Tocantins, que completa hoje 67 anos de emancipação política, nesta terça-feira, 25 de agosto, credenciam o município como potencial destino de turismo. Aproveitando a proximidade da capital, Palmas, e de cidades populosas ao redor, como Miranorte, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Pedro Afonso, Tocantínia, Dois Irmãos e Barrolândia, o caminho a seguir é traçar estratégia de aproveitamento da atratividade, implantando roteiros nos segmentos de Sol e Praia e Negócios e Eventos.

O produto turístico já existe: são cachoeiras, balneários, campings à beira rio, paredões de pedra, inscrições rupestres, carnaval de rua tradicional, festas religiosas e Exposição Agropecuária, captadores de grande público mesmo em períodos não sazonais. O Calendário da cidade realiza a maior micareta do Norte do País, o Miracaxi, no mês de Julho, a Temporada de Praia na praia Mirassol e o Bóia Cross. O sucesso é crescente e este ano foram 42 mil pessoas que vieram divertir-se em Miracema, lotando a rede hoteleira, alugando casas ou acampando. O Projeto Arca de Noé, Centro de Eventos com capacidade para 10 mil pessoas está em construção com projeção para receber grandes shows e promoções culturais e institucionais.

Para quem curte a tranqüilidade do banho de rio com a família e amigos, passeios de barco por recantos exóticos, petiscar em barzinhos com cardápio de peixes e cerveja gelada, deliciar-se com a especial carne de sol do Zé Garcia, observar a sinuosidade da majestosa Serra do Lajeado ou simplesmente enriquecer a alma com o belíssimo por do sol no Ponto de Apoio, na orla do rio, Miracema é a melhor sugestão.

E no Futuro

A anunciada duplicação da TO-010, que liga Miracema a Palmas, com belvederes turísticos para fotos e pontos de artesanato, deverá ser roteiro ecológico e de natureza. Atualmente, os visitantes já têm oferta de recantos de lazer, gastronomia regional, visitas guiadas à usina Luis Eduardo Magalhães em Lajeado e a vista cinematográfica do lago de Palmas em todo o percurso.  É de grande importância também a ligação de Miracema à BR 153, via TO 342,  sentido Miranorte, que faz a convergência da cidade com estados do Norte, Sul e vizinhos já consolidados como destinos turísticos como é o caso de Goiás, Maranhão, Piauí e Pará. Recursos para estruturação de Miracema com o conceito de bem receber turistas e visitantes chegam aos cofres municipais pela “Compensação Financeira pela Utilização dos Recursos Hídricos”, que rateia 45% da comercialização da energia produzida entre os municípios impactados pela construção da hidrelétrica de Lajeado. Neste cenário positivo a consolidação do câmpus da Universidade Federal do Tocantins (UFTO), em Miracema, com aproximadamente 600 alunos matriculados em cursos de graduação e pós-graduação Lato Sensu, dá credibilidade e abre para novos investimentos.

Ontem, lembranças

A advogada miracemense Vitamá Luz Bucar “abre a cortina do passado” e revive o cotidiano de Miracema ainda cidade sem asfalto, água encanada e energia elétrica. Era na base da lamparina, candeeiro a querosene, petromax (lampião) e, em algumas casas, luz a gás. Para sair à noite, “só de magote” mas sem problemas porque todos se conheciam e sabiam de todos os buracos das ruas. Pontos de encontro sempre a Praça Derocy Morais,  a porta da igreja após da missa de domingo, brincar de berlinda e dançar na Apolo XI (boate da época). Uma vez ou outra, assistir o drama (teatro) ou ir ao circo, lembrando o Grand Bartolo que se apresentou na cidade.

A nostalgia leva às serenatas em que moças e rapazes cantavam nas casas e o proprietário abria a porta para receber os foliões (termo usado na época), servindo bebidas e tira gostos. “Dá saudade dos grandes bailes nas casas do Américo Vasconcelos, Eurípedes Coelho, João Batista, Pedro Noleto”. É que Miracema não tinha clubes e o convite era oral, decorado por moças escolhidas, “despachadas”. Na porta das casas selecionadas batiam palmas e recitavam: “Em nome da sociedade de Miracema viemos convidar você e sua família para um baile no dia tal, a tantas horas na residência  do senhor fulano de tal”. Era um baile de arromba, daqueles de arrancar toco e pegar o sol com a mão,  dizia seu pai Onofre Luz. O conjunto musical da época: Delfino Macedo, Roseno, Lima, Alfredão e Florisval.

Em Miracema os homens costumavam comprar carne diariamente, de madrugada. Levando ganchos de três pontas feitos em ferro, faziam filas no Mercado Municipal e a conversa comia, além de comprarem também verduras frescas de dona Honória. Depois da carne, seguiam para a casa da Galdina Porto, que tinha os segredos da melhor receita de bolo de arroz. Vitamá lembra que seu pai, cujo gosto por uma “tirada” com os amigos era constante, contava sobre seu Limonino, homem bem gordo e de pernas arqueadas. Certo dia chegou ao mercado bem cedo e foi atacado por cachorros e, para defender-se, fechou a porta do prédio rapidamente mas ainda ficaram dois cachorros dentro. De imediato, pegou a bainha do facão e deu uma surra na cachorrada. Daí pra frente, bastava que qualquer um entortasse as pernas que os cachorros corriam pensando que era seu Limonino.

História

O distrito de Xerente (nome dado pelo Decreto-Lei nº 8.305 de 31/12/1943) foi desmembrado do município de Araguacema (ex-Santa Maria do Araguaia), pela Lei Estadual nº120 de 25/08/1948 e que lhe restituiu o nome de "Miracema", com a terminação "do Norte".

Em 1º de janeiro de 1949 foi solenemente instalado, destacando-se a presença do Bispo Diocesano de Porto Nacional, Dom Alano Maria du Noday e do Deputado Estadual José de Sousa Porto, e já tendo como prefeito municipal Nereu Gonzalez Vasconcelos.

Foram quatro administrações remanescentes: Nereu Gonzalez Vasconcelos, Pedro Santana e Pedro Franco Noleto que, como presidente da Câmara, assumiu a função de prefeito, por um dia, para finalmente transmitir o cargo ao primeiro prefeito constitucional, Euripedes Pereira Coelho, empossado em 27 de maio de 1949.

A ele sucederam na gestão do poder municipal: Mariano de Holanda Cavalcante, Pedro Franco Noleto, Oscar Sardinha Filho, Boanerges Moreira de Paula, Sebastião Borba Santos, Osmar Barbosa Soares, Giordanio Rotta, Rainel Barbosa, Antonio Evangelista Pereira Junior e Magda Borba.