Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Secretário Samuel Bonilha reforça que esse o momento de todos darem sua contribuição para a saúde pública

Secretário Samuel Bonilha reforça que esse o momento de todos darem sua contribuição para a saúde pública Foto: Heitor Iglesias

Foto: Heitor Iglesias Secretário Samuel Bonilha reforça que esse o momento de todos darem sua contribuição para a saúde pública Secretário Samuel Bonilha reforça que esse o momento de todos darem sua contribuição para a saúde pública

“Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”. Com este tema a 8ª Conferência Estadual de Saúde do Tocantins será aberta nesta quarta-feira, 26, no Centro de Convenções Parque do Povo, em Palmas. A expectativa é que nos dois dias de evento, 26 e 27, cerca de 1.200 pessoas entre autoridades, delegados, conselheiros de saúde e sociedade em geral debatam políticas para melhorar a saúde pública no Tocantins.

Para o secretário de Estado da Saúde, Samuel Braga Bonilha, esse o momento de todos darem sua contribuição para a saúde pública. “É muito importante ter a participação de todos para que haja um diálogo e saiam propostas que serão levadas para a Conferência Nacional. Esse momento representa a democracia daqueles que asseguram o funcionamento do Sistema Único de Saúde”, disse o secretário.

Como parte da programação, os participantes poderão conferir palestras temáticas voltadas para a saúde pública, debates e atividades em grupo. A primeira palestra com o tema “Participação e Controle Social” será ministrada pelo membro do Conselho Nacional de Saúde (CNS),Geordeci Menezes de Souza. Logo em seguida, será a vez do doutor Léo Mendes abordar o assunto “Financiamento do SUS e Relação Público-Privado”.

Toda a sociedade pode e deve participar da Conferência de Saúde. Para isso basta comparecer ao Parque do Povo e fazer o credenciamento, que tem início às 7h30. “A participação da sociedade vai enriquecer o evento e é fundamental para o estabelecimento das políticas públicas da saúde tocantinense”, reforçou o presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), Anderson Costa. 

A conferência ocorre nos dias 26 e 27 de agosto e é realizada pelo Conselho Estadual de Saúde (CES) e Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). O evento visa avaliar e discutir oito eixos temáticos a partir do SUS.

Confira a programação:

Dia 26 de agosto de 2015

7h30 ás 12h – Credenciamento
9h–Momento Cultural- O SUS é nosso
9h30-Abertura oficial (Composição da mesa):
9h45-Hino Nacional Brasileiro, Maria Luiza Salazar Freire
10h10-Apresentação do Regulamento da 8ª Conferência Estadual de Saúde,
10h30-Palestra: Participação e Controle Social,
Palestrante: Geordeci Menezes de Souza – CNS
11h15- Debate: Edilma, Juliano e Nágila
11h45-Fala do Coordenador da Conferência
12h15 – Almoço

Tarde

14h-Palestra: Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde
Palestrante: Drº Neilton Araujo
15h15-Palestra: Financiamento do SUS e Relação Público-Privado
Palestrante: Drº Léo Mendes
16h-Debate: Silvânio, Mônica e Florisval
16h30-Coffee-break
17h-Apresentação dos Grupos de Trabalhos
18h-Encerramento

Dia 27 de agosto de 2015

08h-Atividades em Grupos
10h45-Entrega das propostas dos grupos
12h–Almoço
13h30-Plenária Final: Aprovação das propostas e moções
Coordenador: Mario Benício, Neirton e Maria Alice
16h30–Coffee-break
17h-Eleição de delegados
18h–Encerramento