Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Representantes de órgãos e entidades integrantes do Fórum Estadual do Turismo (Foestur) participaram nesta quinta-feira, 27, na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), de reunião para tratar de dois eventos de grande projeção para o Tocantins: os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas e a exposição internacional de turismo Abav – Feira das Américas 2015.

O encontro serviu para exposição e discussão acerca dos preparativos para os Jogos Mundiais Indígenas, que serão realizados em Palmas entre os dias 23 de outubro e 1º de novembro, possibilitando aos agentes do turismo compreenderem a grandiosidade dos jogos e como cada um pode contribuir para o sucesso do evento internacional no Estado.

Representando o secretário do Desenvolvimento Econômico, Eudoro Pedroza – que é presidente do Fórum -, o subsecretário José Carlos Bezerra destacou que o Governo do Estado está com ações em curso, como uma agenda de convergência de interesses, acordada entre o Ministério  do Esporte, o Estado  do Tocantins e a Prefeitura de Palmas, que prevê diversas medidas, como  a qualificação e capacitação da mão de obra nos diversos segmentos empresarias, com foco nos principais roteiros turísticos; a proteção e defesa dos cidadãos em situação de vulnerabilidade, entre outros.

O superintendente do Desenvolvimento Turístico do Estado, James Possapp, enfatizou a necessidade  de trazer o tema dos para discussão no Fórum. “É muito importante nesse estágio de preparação que todas essas instituições tenham mais informações e possam efetivamente contribuir para a realização de um grande evento. Aqui, nós temos associações ligadas diretamente com a recepção dos turistas em Palmas e  no restante das regiões”, frisou.

Abav

Outro assunto em destaque na reunião do Foestur foi a participação do Tocantins na 43ª edição da Abav  – Feira das Américas 2015, uma das maiores feiras de turismo da América Latina e ponto de encontro do setor turístico. O evento será realizado em São Paulo, de 24 a 26 de setembro, e o Tocantins, como os demais estados brasileiros, recebeu do governo federal o espaço físico para exposição de seus atrativos e eventos. Para esta edição, o Estado, por meio da Sedetur, Abav e demais parceiros, estará focado na divulgação dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas e nas regiões turísticas.

“O Governo está se mobilizando para se fazer presente, levando nosso produto turístico para divulgação; e estamos sensibilizando outras instituições, como a Agência Municipal de Turismo e o Sebrae, e caravanas de empresários para participarem”, pontuou o subsecretário.

O Foestur tem caráter consultivo acerca das políticas estaduais de turismo e é composto por diversas entidades e instituições do setor. As reuniões são mensais e buscam garantir o fortalecimento do segmento turístico. Da reunião desta quinta-feira participaram representantes da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação Brasileira do Clube da Melhor idade (ABCMI), do Banco da Amazônia, Bando do Brasil, do Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (senac), da Federação da Indústria do Estado do Tocantins (Fieto), da Associação dos Profissionais de Turismo (Aprotur), da Fundação Cultural, do Comitê Nacional do Esporte do Ministério do Esporte (CNE/ME), da Agência Municipal de Turismo de Palmas e da Secretaria Municipal Extraordinária dos Jogos Indígenas (Seji).