Conforme seu compromisso de bem informar e defender os direitos dos consumidores, o Procon do Tocantins está alertando a sociedade para que fique atenta aos prazos de validade dos produtos que estão adquirindo e às embalagens dos mesmos para comercialização. Em ação de fiscalização rotineira realizada pelo Núcleo do Procon de Araguaína, no período de 24 a 28 de agosto, nos setores de Alimentos, Bebidas e Cosméticos mais de 1200 produtos com data de validade vencida e com armazenamento inadequado foram apreendidos e retirados de venda.
A ação foi direcionada à segmentação de supermercados, farmácias, concessionárias de veículos, óticas, lojas de eletrodomésticos e bancos, totalizando 40 estabelecimentos fiscalizados, aplicados 23 autos de infração e quatro Autos de Constatação.Em análise ao relatório de fiscalização, os problemas mais encontrados foram: produtos vencidos e armazenados de forma inadequada, ausência de preços nos produtos expostos à venda e ausência do Código de Defesa do Consumidor (CDC) nos estabelecimentos comerciais.
O gerente de Fiscalização do Procon/TO, Magno Silva Pinto, participou da operação e avalia como positiva essa ação "uma vez que resultou em proteger a saúde dos consumidores, retirando da oferta 1.293 produtos vencidos e armazenados de forma inadequada, que poderiam trazer consequências imprevisíveis”. Vale salientar, ainda, que o consumidor pode denunciar o comerciante irregular através do número 151, de segunda à sexta das 8 às 18 horas.