Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os seis governadores que integram o Fórum de Governadores Brasil Central estiveram presentes  no 3º Encontro do movimento,  em Palmas, nesta sexta-feira, 11, e assinaram o Protocolo de Intenções que será agora enviado para as Assembleias Legislativas de cada estado para ser analisado. O objetivo é criar um Consórcio Interestadual de Desenvolvimento da região Brasil Central, para encontrar soluções comuns à crise econômica e social que todos estados estão enfrentando. O governador do Tocantins, Marcelo Miranda, classifica o projeto como sendo uma iniciativa audaciosa para o Brasil.

O governador de Goiás, Marconi Perillo, ressaltou que o grupo vai focar em assuntos que unem os seis estados, por terem  economia muito parecidas. O governador de Mato Grosso, Pedro Taques, comentou que se um estado tem uma experiência que deu certo em determinada área, deve compartilhar com os outros.

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, sugere  discussão de uma pauta regional do Brasil que dá certo. O governador de Rondônia , Confucio Moura comentou que esta é uma  oportunidade de reação , em que os governadores precisam ser ouvidos .

O Fórum dos Governadores Brasil Central discutiu entre outros assuntos, os aportes financeiros para 2016 e temas relacionados a Agenda Nacional e  a região Brasil Central.  O Fórum é formado pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato grosso do Sul e Distrito Federal. Tocantins e Rondônia são convidados, pois pertencem a região Norte. O próximo encontro  será em Mato Grosso do Sul.