Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Os pequenos negócios representam 99,2% do total de empresas do Tocantins; 70% dos empregos formais no estado são gerados por eles; e 37,3 do PIB do Tocantins vem dos pequenos negócios – esse é o maior percentual do Brasil. Os números evidenciam a importância dessas empresas para economia do estado e para fortalece-la o Sebrae lançou como iniciativa o Movimento Compre do Pequeno Negócio, que ganhará um grande reforço no dia 15 de setembro. O Governo do Estado e entidades empresariais e sociais vão aderir ao movimento.

“O Governo do Tocantins não poderia deixar de aliar-se a esse movimento, que tem a missão de incentivar o consumidor a comprar dos pequenos empreendedores tocantinenses”, afirmou o governador do Estado, Marcelo Miranda, acrescentando que aposta na iniciativa, especialmente por ela ser o canal de valorização de homens e mulheres que lutam, diariamente, contribuindo para o crescimento e fortalecimento da economia. “Por esses e outros motivos, reconhecemos e somos parceiros do Sebrae  nessa campanha. Acredito neste nicho de negócios, enquanto instrumento estimulador da economia local e da geração de emprego e renda”, ressaltou.

Para o superintendente do Sebrae Tocantins, Omar Antonio Hennemann, a adesão do Governo do Estado e entidades sociais e empresariais é de fundamental importância para fortalecer a causa em prol do desenvolvimento dos pequenos negócios do Tocantins. “Queremos mostrar a relevância do ato de comprar dos pequenos. Nesse momento de dificuldade, estamos estendendo as mãos para esses empreendedores que contribuem significativamente na economia e para geração de emprego e renda no nosso estado”, completou.

A cerimônia de adesão vai acontecer no próximo dia 15, às 10 horas, no Palácio Araguaia, em Palmas. O movimento contará com a adesão de entidades empresariais, sindicais, movimentos sociais e de classe.

Movimento

O Movimento Compre do Pequeno Negócio tem o dia 5 de outubro como data oficial, na qual foi instituído o Estatuto da Micro e Pequena Empresa. O Sebrae e instituições parceiras vão realizar uma semana de capacitação em todo o estado, de 21 a 26 de setembro, para preparar os empresários especialmente para o 5 de Outubro, com palestras, consultorias e orientações sobre controle de custos e atendimento ao cliente, por exemplo. Além disso, o Sebrae vai promover oficinas, cursos, consultorias, palestras, seminários, clínicas tecnológicas, feira do produtor, entre outras atividades.