Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Bastidores

Debate entre deputados da bancada de Araguaína movimentou sessão

Debate entre deputados da bancada de Araguaína movimentou sessão Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Debate entre deputados da bancada de Araguaína movimentou sessão Debate entre deputados da bancada de Araguaína movimentou sessão

Bancada de Araguaína

Um requerimento apresentado pelo deputado Jorge Frederico (SD) pede que o Procon fiscalize as condições do transporte coletivo na cidade. Ele criticou a atual gestão do prefeito Ronaldo Dimas e chegou a dizer que o povo é transportado como animais. “O povo de Araguaína tem andado na sucata velha”, disse.

O aliado do prefeito, Elenil da Penha (PMDB) engrossou o tom para defender a Prefeitura de Araguaina e disse que uma reunião já foi  realizada para tratar da melhoria do sistema de transporte e principalmente para cobrar da empresa que disponibiliza ônibus melhores. “O Araguainense não quer que fique criticando só porque é oposição, ou porque quer o quanto pior melhor”, disse. Elenil chegou a alfinetar o colega ao chamá-lo de “vereador” de Araguaína.

Valderez  justifica

A deputada e ex-prefeita da cidade, Valderez Castelo Branco (PP) subscreveu o requerimento e entrou na discussão. “Quase nada podia fazer porque tinha um contrato de 20 anos aprovado pela Câmara”, justificou. Ela se colocou à disposição para ajudar no que é possível e disparou: “Não estou aqui para denegrir nem para julgar. O que eu pude fazer eu fiz”, frisou.

Olyntho preocupado

O deputado também da cidade, Olyntho Neto (PSDB), também externou a preocupação com o assunto e apontou falta de planejamento. Segundo ele, a empresa não tem capacidade financeira de obter recursos para renovar a frota.

Polêmico

O deputado José Bonifácio (PR), polêmico como sempre, disse que os deputados precisam cobrar dos vereadores da cidade. “Lá tem uns 15 a 16 vereadores que tem que ter responsabilidade e se não tem é muito salutar que a Assembleia cobre deles para que eles cumpram seu real dever”, disse. Bonifácio chamou ainda o deputado Wanderlei de “Wanderlei Amastha Barbosa" em razão das declarações do parlamentar sempre questionando a Prefeitura de Palmas. 

Por falar em polêmica, o deputado Bonifácio reclamou em plenário da sessão de hoje: “Eu não sei se é por falta de experiência, estamos fazendo comunicação, discussão e  tudo no horário de apresentação de matérias! É preciso colocar a sessão nos eixos, porque ela está fora dos trilhos”, disse.

Sósia

Num momento de descontração na Assembleia Legislativa o deputado do PT, José Roberto Forzani, apresentou um servidor do seu gabinete que segundo ele é sósia do deputado Mauro Carlesse (PTB). “Por diversas vezes o pessoal aqui confunde”, brincou.

Contas de 2013 do governo

O Tribunal de Contas do Estado encaminhou para a Assembleia Legislativa as contas do governo do ano de 2013 quando o governador era Siqueira Campos (PSDB). Os deputados vão analisar

Abacaxis

O deputado federal Cesar Halum (PRB) chamou atenção na rede social pela ironia ao postar uma foto com abacaxis e fazer alusão a crise pela qual passa o país e principalmente o governo federal. “Esse Abacaxi gigante são oriundos da cidade Tarauacá (AC), chegam a pesar 12 kgs. Dizem que são do tamanho do Abacaxi que a presidente Dilma arrumou para o Brasil, rsrs”, afirmou.

Gaguim na AL

O deputado Ricardo Ayres (PSB) pediu que o deputado federal Carlos Gaguim (PMDB) compareça à Assembleia para dar informações sobre Comissão Especial da Câmara Federal para discutir o projeto que trata do desmembramento e criação de novos municípios. No Tocantins, o caso mais esperado é o do Distrito de Luzimangues, de Porto Nacional. 

Juventude do PSDB

O deputado do PSDB, Olyntho Neto pediu providências do prefeito Carlos Amastha (PSB)  sobre a sinalização do cruzamento da Teotônio Segurado perto do posto de combustível Amado. Segundo ele, a cobrança é da juventude do PSDB.

Parabéns

A presença do Superintendente de Juventude do Estado, Ricardo Ribeirinha foi um dos destaques na sessão de hoje na AL. Ele apresentou o relatório de ações na área e ganhou parabéns inclusive do deputado da oposição, Eduardo Siqueira Campos que ressaltou a transparência.