Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Por meio de parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e o Ministério da Saúde acontece em Gurupi o Curso de Sensibilização do Método Canguru na Atenção Básica: Cuidado Compartilhado. O objetivo é ampliar o atendimento do método que visa garantir o bem-estar dos bebês prematuros ou com baixo peso por meio do contato pele a pele com mãe, pai e familiares.

O Hospital Regional de Gurupi (HRG) já trabalha com o método e, com o curso, as unidades básicas de saúde dos municípios poderão dar continuidade à orientação que as famílias recebem após a alta do hospital. A fisioterapeuta do HRG e uma das tutoras do curso, Jaciara Martins, explica que o intuito é envolver a atenção básica no cuidado compartilhado do recém-nascido, que começa no hospital, fazendo com que o atendimento seja ofertado de forma contínua.

A psicóloga Suzane Rodrigues, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Aliança do Tocantins, é uma das participantes da capacitação. Ela conta que foi beneficiada pelo Método Canguru quando teve filhas gêmeas, que nasceram prematuras. Por meio do atendimento recebido no Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR), em Palmas, os bebês ganharam peso e melhoraram o estado de saúde. “É gratificante poder contribuir com a população através de algo que eu vivenciei”, declarou.

Participam da capacitação enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas e psicólogos dos municípios de Gurupi, Aliança do Tocantins, Sandolândia e Araguaçu. O curso está sendo realizado no auditório do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), nos turnos matutino e vespertino, e segue até esta quarta-feira, 16. Além do Método Canguru, também estão sendo abordados os cuidados com os bebês, como amamentação, pesagem, vacinação e outros.

Método Canguru

O Método Canguru começa desde o pré-natal de alto risco, passando pelo nascimento, internação e acompanhamento do recém-nascido prematuro ou com baixo peso, até que atinja 2,5 kg. Por meio do método, o bebê fica em contato direto com a mãe, aconchegado em seu peito, na posição vertical. Pais e familiares também podem realizar o procedimento.