Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Justiça Eleitoral do Tocantins vai auxiliar no processo de eleição não oficial da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Tocantins, por meio de empréstimos de 39 urnas eletrônicas. As eleições acontecem na segunda quinzena do mês de novembro deste ano em todo o Brasil.

No Tocantins, as votações ocorrem em Palmas, Alvorada, Araguaína, Araguatins, Colinas do Tocantins, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Miracema do Tocantins, Natividade, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso, Porto Nacional, Taguatinga e Tocantinópolis.

O empréstimo de urnas faz parte da rotina da Justiça Eleitoral para difundir seus serviços e garantir o processo democrático à comunidade. O TRE disponibiliza a título de empréstimo, urnas eletrônicas para realização de eleições comunitárias ou “eleições não oficiais”.

Como fazer para solicitar empréstimo de urnas

As entidades interessadas em realizar eleições com urnas eletrônicas devem solicitar à cessão Justiça Eleitoral, que terá o prazo de cinco dias para responder à solicitação. Em caso de eleição que abranger mais de uma zona eleitoral, o pedido deverá ser encaminhado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mas se a eleição for de caráter nacional, o requerimento terá que ser feito ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Nas Eleições da OAB serão utilizadas 2552 urnas em todo o país.