Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Empregos e Serviços

Foto: Divulgação

Em parceria com onze empresas da capital o Sine de Palmas abriu nesta sexta-feira, 25, 48 vagas para pessoas com deficiência através do Dia D, ação realizada pelo governo do Tocantins através da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas). As vagas estão abertas em empresas de vários ramos como engenharia, alimentação, saúde, dentre outras.

O Dia D é realizado em todo o país nesta sexta-feira e no Tocantins o evento foi aberto pela titular da Setas, Patrícia Amaral  que reforçou os esforços do governo na inserção dos trabalhadores, em especial dos trabalhadores, no mercado de trabalho. “ O governador Marcelo Miranda determinou e estamos com muitas ações voltadas para a inclusão e também qualificação deste público. Não é a limitação individual que determina a deficiência mas sim as barreiras que ainda existem ao nosso redor. Nosso compromisso com os trabalhadores é diário”, garantiu ao anunciar que a gestão viabiliza junto ao Sistema S cursos de capacitação para atender os deficientes que vão ingressar no mercado de trabalho.

A secretária frisou ainda a importância da mobilização realizada para o Dia D e agradeceu a todos os parceiros e equipe do Sine.

A cerimônia de abertura contou com uma apresentação cultural dos alunos da Associação de Pais e Amigos Excepcionais de Palmas –Apae e foi prestigiada por várias entidades que representam as pessoas com deficiência além dos parceiros. O presidente da Associação dos Deficientes de Palmas, Hermes Coelho Santana disse que os desafios ainda são muitos e chamou a sociedade para uma reflexão. “ Não queremos só cotas, queremos vagas no mercado de trabalho acessíveis ás nossas necessidades. Esta ponte que o governo está fazendo com as empresas vai nos ajudar a vencer esse desafio do ingresso no mercado”, disse.

O Superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego no Tocantins, Celso Cesar da Cruz lembrou que as empresas precisam se adaptar e preparar para receber os trabalhadores com algum tipo de deficiência. “Precisamos dessa conscientização das empresas de que o deficiente está apto a trabalhar e contribuir”, disse.

A secretária Estadual de Defesa e Proteção Social, Gleidy Braga, lembrou em sua fala que todas as áreas do governo estão mobilizadas e unidas em prol das políticas para os deficientes. “Temos uma gerência na nossa secretaria para atender a este público e estamos juntos nas ações governamentais e implementação de políticas públicas para as pessoas com deficiência”, ressaltou.

Inserção

Vários trabalhadores participam da ação  que acontece durante todo o  dia. O espaço do Sine foi adaptado e o deficiente sairá de lá devidamente contratado passando por todas as etapas de seleção. Para Ceislene Barbosa de 37 anos o Dia D é a oportunidade que ela esperava para conseguir o ingresso no mercado de trabalho. “ Acho interessante porque ainda falta inclusão por parte da sociedade e hoje aqui estamos com portas abertas e tendo a oportunidade de mostrar que estamos preparados e queremos entrar no meraco de trabalho”, elogiou.

Cleonilton Custódio, 33 anos,  também foi ao Sine em busca da tão sonhada vaga de emprego. Ele sofreu um acidente há quatro anos , perdeu uma perna e conta que está aprendendo a viver com a limitação física.  “Essa é minha primeira tentativa de ingresso no mercado de trabalho e só de saber que vou poder sair daqui hoje já indicado para uma vaga com certeza fico muito feliz. Com o meu trabalho vou recomeçar minha vida após tanto sofrimento”, disse.

Através do programa Sine Especial, criado pelo governo atual, 74 pessoas com deficiência já foram encaminhadas para o mercado de trabalho este ano e as ações são contínuas, segundo explica a Diretora do Trabalho, Suami Freitas. “Buscamos oferecer não só a intermediação mas principalmente a qualificação para este público específico além disso fortalecemos as parcerias com as empresas para a disponibilização das vagas”, conta.

O empresário Sérgio Cristiano, representante da empresa Nosso Lar, afirmou que a empresa trabalha para a adaptação dos deficientes no mercado de trabalho. “Estamos preparados para receber essa força de trabalho, o Dia D nos propicia essa oportunidade de inserir essa mão de obra em nossos quadros”, disse.

O atendimento aos deficientes acontece durante todo o dia na unidade central do Sine de Palmas.