Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Valério Zelaya

Diversas ações em diversas regiões do Estado marcaram a atuação do Sebrae Tocantins neste sábado, 3, no “Dia D” do Movimento Compre do Pequeno Negócio. A mobilização aconteceu simultaneamente em Palmas, Gurupi, Araguaína e Colinas do Tocantins, reunindo empresários e a população em apoio aos empreendimentos que estão sempre próximos e que são responsáveis por movimentar a economia das cidades.

Para o superintendente do Sebrae Tocantins, Omar Antonio Hennemann, a iniciativa traz impactos positivos para a economia. "O Sebrae propõe que o Dia D seja uma representação de que todos os dias são de comprarmos do mercadinho, da padaria, da loja de roupas e utilizarmos os diversos serviços oferecidos por pequenas empresas que estão à nossa volta. Isso não é uma escolha qualquer, é uma escolha transformadora para a nossa economia e para o nosso desenvolvimento", ressalta o superintendente.

Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Pedro Ferreira, o Movimento Compre do Pequeno é uma iniciativa que pretende mobilizar a sociedade a construir junto com os empresários e o Sebrae para a construção de uma economia local mais forte e sólida.

As ações em Palmas aconteceram na Avenida Tocantins, em Taquaralto, onde os empresários da região vestiram a camisa do movimento para reforçar para os clientes que comprar no seu bairro traz benefícios para todos. É o que afirma Sebastião Ferreira Maciel: "A sociedade deve estar alerta para valorizar as pequenas empresas. São os pequenos que mais precisam de apoio para sobreviver e ao mesmo tempo, os que mais geram emprego para as famílias". Maciel, como gosta de ser chamado, tem uma lanchonete há 13 anos na avenida Tocantins, em Taquaralto.

Em cada cidade foi desenvolvida uma ação para chamar a atenção da população para o Movimento Compre do Pequeno Negócio, como "bicicletaço' ocorrido, caminhada pelo comércio, carreata e paradas com som elétrico, brincadeiras para crianças, distribuição balões e informações sobre os números dos pequenos negócios que aconteceram ao mesmo tempo nas cidades de Araguaína, Gurupi e Colinas.

A participação dos empresários no Movimento segue até a segunda feira, dia 5, quando as lojas do Capim Dourado Shopping vão oferecer descontos de até 50% em alguns produtos de seus catálogos.

O Sebrae também levará apresentações musicais e um shows de palhaços para o shopping, a fim de disseminar ainda mais o propósito do Movimento.

Corrida

Ainda na segunda, haverá a I Corrida Sebrae Compre do Pequeno, que está inserida no 2º Circuito Virgílio Coelho de Corridas de Rua, promovido pela Fundação Municipal de Esportes e Lazer (Fundesportes). Serão 5 km de corrida, com início às 18 horas, com ponto de largada e chegada na sede do Sebrae em Palmas.

O Movimento no Tocantins

Durante dois meses, mais de quatro mil empresários de pequenos negócios participaram de cerca de 200 ações de capacitação, como cursos, oficinas, palestras, feiras e seminários oferecidos pelo Sebrae Tocantins. Em todo o estado, 14 mil pessoas foram capacitadas pelo Movimento Compre do Pequeno, que é idealizado pelo Sebrae para que se torne um Movimento promovido pela sociedade e para a sociedade.