Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Tocantins (OAB-TO) e pré-candidato à presidência da Ordem, Gedeon Pitaluga, esteve em Araguaína no fim de semana para participar de uma roda de conversas organizada pelo "Movimento OAB Somos Todos Nós" e também 28ª Jornada de Administração do Tocantins/29ª Jornada Acadêmica do Tocantins (Jornato).

No encontro com a classe jurídica estavam presentes cerca de 100 advogados, que participaram ativamente das discussões em prol do desenvolvimento e melhoria da atuação de todos.

Os debates foram impulsionados pelo Movimento, que vem discutindo e ouvindo ideias e dificuldades dos advogados das subseções do Estado.

Os advogados do norte do Estado expuseram problemas e dificuldades que enfrentam em suas atuações. Assuntos como defesa de prerrogativas, desvalorização, dificuldade dos jovens advogados, tem sido recorrentes nas rodas de conversa do Movimento " OAB Somos Todos Nós" em suas andanças pelo Tocantins.

O advogado Sandro Correia falou das dificuldades que os advogados enfrentam nos tribunais e da falta de valorização perante os demais órgãos de justiça. "A OAB está agachada, porque a nossa advocacia está sendo massacrada nos últimos anos, principalmente na nossa cidade, na nossa região. Hoje em dia o advogado não está sendo respeitado pelo judiciário, pelo policial, porque para eles somos apenas advogados. Chega juiz ditando regras e a OAB não faz nada, não respeita as prerrogativas dos advogados em audiência, questionamos.Tenho visto o posicionamento do Gedeon e do Quezado e acredito que nós temos que estar com eles para vermos as mudanças que tanto queremos, e sermos enfim, respeitados", afirmou Correia.

O advogado e membro do Tribunal de Ética da OAB, Luiz Olinto, reforçou o apoio Movimento. "Ao apoiar ao Movimento OAB Somos Todos Nós, que tem como um dos coordenadores Gedeon, um profissional com um longa carreira, sempre presente em todas as discussões que permeiam a classe, eu apoio uma advocacia compromissada, assim como é o nosso conselheiro federal. Conseguimos unir todas as pessoas que querem uma OAB melhor, que realmente anseiam por mudanças”, apontou o advogado.

A jovem advogada Suellen Battaglia falou da importância de apoiar um movimento que luta por todos e não apenas por um ou outro segmento da advocacia. "É exatamente por ser um movimento inclusivo, que abrange todos, o jovem advogado, a mulher, os mais experientes. Todos juntos numa única causa. É por isso que eu apoio o Movimento OAB Somos Todos Nós e o Gedeon", afirmou a advogada.

Na roda de conversas, Gedeon Pitaluga destacou que os problemas mencionados e discutidos se resumem na atual falta de qualidade representativa e desvalorização da classe. "Todos os problemas e dificuldades que temos ouvido pelo Estado e aqui hoje, como a defesa de prerrogativas, atuação do jovem advogado, desvalorização, entre outros, se resume na falta de qualidade representativa que temos vivido na OAB/TO. Acredito que com debates como esses, propositivos, transparentes e democráticos, conseguiremos mudar esse cenário atual e sermos representados com a qualidade que precisamos, valorizados e resgatar o papel da OAB, de atuar junto a nós e por todos nós, porque todos fazemos parte da OAB e queremos avançar nesse processo de mudança e renovação. Agradeço aos amigos e colegas pelas questões aqui levantadas e pela disponibilidade em discutir a advocacia com tanta qualidade", finalizou o conselheiro.

Jornato

Ainda em Araguaína, Gedeon Pitaluga participou de mais uma edição do Jornato, e na oportunidade falou da importância da integração da OAB com professores e universidades. "Iniciativas como essa demonstram que a OAB tem que atuar na qualificação do ensino jurídico tocantinense, porque assim contribuirá para o fortalecimento da advocacia e, em última análise, com o aperfeiçoamento do sistema judicial", finalizou o conselheiro.

O juiz de direito Marlon Reis, conhecido por o idealizador da Lei da Ficha Limpa registrou a admiração e confiança que possui em Gedeon Pitaluga. "Gostaria de dizer que tenho muito apreço pelo amigo Gedeon, que conheço e admiro a atuação dele frente ao Conselho Federal da OAB, admiro a postura dele como advogado e também como pessoa", comentou o juiz.