Os produtores rurais dos assentamentos do município de Aragominas receberam uma unidade de atendimento da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec). A inauguração foi no domingo, 11, durante a VIII Cavalgada do Assentamento Reunidas, onde o posto foi instalado. No local, há cerca de 800 produtores e um rebanho estimado de 30 mil cabeças de gado.
O presidente da Adapec, Humberto Camelo, disse que unidade era uma reivindicação antiga dos produtores rurais, que agora terão mais comodidade e acesso a emissão de documentos sanitários. “É mais agilidade e facilidade aos produtores que agora terão um apoio direto, evitando grandes deslocamentos”, destacou Humberto, acrescentando que um dos principais serviços disponíveis é a emissão da Guia de Transito Animal (GTA).
De acordo com a responsável pela unidade local da Adapec de Aragominas, Lidiane Barbosa da Silva, a maioria dos produtores rurais da região vive nos assentamentos, por isso, o novo posto é um suporte para auxiliar as ações de defesa sanitária animal e vegetal. “É um grande benefício para região que tem muitas famílias carentes, com dificuldades financeiras para locomoção, e que agora terão um suporte próximo, evitando assim inadimplências”, ressaltou.
A unidade inaugurada contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Aragominas, que cedeu os equipamentos e o prédio.
Aragominas
O município está na região Norte do Tocantins, localizado a 420 quilômetros de Palmas e conta com 5.882 habitantes. De acordo com os dados da Adapec, existem 1.248 propriedades rurais contendo 84.123 cabeças de gado.