Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor aprovou nessa quarta-feira (14) o requerimento da deputada federal professora Dorinha Seabra Rezende (Democratas/TO) de audiência pública para tratar dos sucessivos reajustes da tarifa de energia elétrica no Tocantins realizados pela concessionária Energisa. A parlamentar pediu que fosse convidado para a audiência o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) Romeu Donizete Rufino.

A deputada Dorinha justificou que no primeiro semestre houve três aumentos da tarifa de energia elétrica. O primeiro, em janeiro, quando teve uma mudança na forma de calcular as bandeiras tarifárias. O segundo foi em março com uma revisão extraordinária das tarifas por causa da seca e o terceiro em julho devido à data de aniversário da distribuidora de energia. Este último reajuste foi somente para os estados de São Paulo e Tocantins.

“O Tocantins é um dos estados que tem a energia elétrica mais cara do País, a população precisa ser melhor esclarecida sobre os sucessivos reajustes da tarifa. É necessário que a Aneel preste os devidos esclarecimentos para que possamos aprofundar a discussão com a sociedade, e isso envolve governo, concessionárias e consumidores”, disse. A data da audiência ainda será definida.