Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A deputada federal Josi Nunes (PMDB/TO) usou a tribuna durante a sessão não deliberativa de debates dessa quarta-feira,15, para parabenizar os professores  e defender a valorização   da carreira destes profissionais.

A parlamentar citou a pesquisa divulgada recentemente pelo Jornal Folha de São Paulo que revela que quatro em cada dez docentes da rede básica no país, ou 41% do total, fazem atividades dentro e fora da educação para complementar a renda.

Ainda conforme os dados citados pela deputada, em 16 Estados, o índice supera a média nacional. Rio Grande do Norte com 55% e Roraima  são os Estados que lideram o ranking com 54%. Na outra ponta, estão Tocantins e Distrito Federal , com 22,6% e com 12,7% respectivamente. “Trago esses dados apresentados pela Folha de São Paulo, para chamar atenção para um assunto importante, que é a valorização dos nossos professores”, salientou.

Outro levantamento apontado pela peemedebista foi o divulgado pelo G1, que mostra  que em média, o professor da rede pública estadual formado em licenciatura ,ou seja, com diploma do ensino superior, recebe 57% do salário mediano dos trabalhadores brasileiros com formação equivalente. “Não quero aqui, desmerecer as demais profissões, mas é justo, o professor que é o profissional que é a base para todas as outras formações, receber apenas 57%, pouco mais da metade, do que recebem todos os demais?”, questionou Josi.

Ao parabenizar os professores , Josi mais uma vez reforçou seu compromisso com a categoria do Tocantins.  “Mais do que comemorar essa importante data, mais do que parabenizar todos os professores deste país, em especial os professores do Tocantins, estado que tenho a imensa honra de representar nesta casa de leis,  quero dizer aos nossos professores que  continuo na luta junto com cada um deles pela Equiparação entre os professores Prono e Proerb e o reposicionamento destes  mesmos profissionais na Tabela de acordo com os anos de efetivo exercício no magistério. Contem com o meu apoio para a adequação do PCCR à meta 17 do Plano Estadual de Educação e à Meta 21 do Plano Nacional de Educação e também, pela garantia do vencimento inicial de acordo com o valor do Piso Nacional do Magistério”, finalizou.