Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

O Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR) comemora mais um Certificado Excelência em Bancos de Leite Humano, Categoria Ouro. O certificado é resultado do desempenho do Banco de Leite no sistema de produção da Rede Brasileira de Banco de Leite Humano no ano de 2015.

A certificação, que leva em conta a estrutura física, equipamentos, qualificação profissional, produção e outros itens, foi entregue pelo subsecretário de estado da Saúde, Gustavo Bottos, à coordenadora do Banco de Leite do Dona Regina, Walkíria Pinheiro, e à Diana Joy Ribeiro, coordenadora do Banco de Leite do Hospital e Maternidade Dom Orione, de Araguaína, que foi contemplado com o certificado Categoria Prata.

Na ocasião, o subsecretário parabenizou as equipes e destacou o trabalho desenvolvido. “Toda a equipe está de parabéns por esse resultado que coloca o Estado em destaque no cenário nacional. Vamos todos continuar trabalhando para manter esse título e melhorar cada vez mais o serviço oferecido”, disse o subsecretário.

A coordenadora do BL do Dona Regina aproveitou a oportunidade para explanar sobre a situação dos bancos no Tocantins e destacou que o objetivo da equipe é ampliar o serviço que já é oferecido. “Nossa meta é conseguir implantar um banco em Augustinópolis, um posto de coleta em Guaraí, um posto de coleta em Paraíso e um em Porto Nacional”, informou.

Já Diana Joy Ribeiro, do Banco de Leite do Dom Orione, comemorou o título. “Essa foi a primeira vez que conseguimos o credenciamento e já ganhamos a Categoria Prata, saltamos o bronze. Esse é motivo de muito orgulho para todo o hospital”, disse.

O diretor geral do Dona Regina, Giovani Merenda, destacou que o título só reforça a responsabilidade da equipe. “Há anos a equipe do hospital se empenha para manter esse serviço, um trabalho que é reconhecido e que salva vidas. Estamos todos de parabéns e só isso aumenta nossa responsabilidade”, destacou.

O Banco de Leite

Considerando o período de 2006 a 2014 os Bancos de Leite Humano e Postos de Coleta do Estado realizaram 223.821 atendimentos (grupo, individual e domiciliar). Foram contabilizadas 12.816 doações e 10.340 distribuições de leite. 

A Rede Estadual de Bancos de Leite Humano no Estado está distribuída da seguinte forma; um banco em Palmas, no Hospital Dona Regina, um em Araguaína, no Hospital Dom Orione, um em Gurupi, no Hospital de regional. Há ainda um Posto de Coleta na Unidade de Saúde da Família da 403 Norte, na Capital.

O Banco de Leite  do Dona Regina foi o primeiro a ser implantado no Estado e em 2015 completou 13 anos de atendimento. Na unidade, o leite doado é utilizado na alimentação dos bebês prematuros internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), na Unidade Intermediária (UI) e na Unidade Canguru. O local é aberto 24 horas, inclusive aos finais de semana e feriados.

Doações e Bombeiro Amigo do Peito

Toda mulher que amamenta pode ser doadora de leite humano, basta estar saudável e não estar tomando nenhum medicamento que interfira na amamentação. As mulheres que quiserem fazer doações podem procurar os Bancos de Leite.

As interessadas podem ainda solicitar a visita do Bombeiro Amigo do Peito através do telefone 0800 646 8283. Em casa, elas receberão instruções sobre a ordenha e armazenamento do leite e um kit contendo touca, máscara e o frasco coletor.

O tenente do Corpo de Bombeiros do Estado, Jarbas Borges da Silva, disse que a Corporação apóia a ação com muita alegria. “É uma causa nobre e estamos sempre à disposição para colaborar, tanto na cessão de veículo para buscar as doações como na equipe que faz as orientações às mães doadoras”, destacou.

Credenciamento dos BLH no Programa Iberoamericano 

O credenciamento é uma iniciativa resultante da articulação da Coordenação Geral da Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde com a Fundação Oswaldo Cruz, sob a coordenação do Centro de Referência Nacional da Rede Brasileira de BLH e tem como objetivo verificar o grau de conformidade que o Banco de Leite atinge na operação do Sistema de Informação da rBLH – Br.

Em 2015, 196 dos 218 bancos de leite humano do Brasil participaram do credenciamento. Desses, 175 foram credenciados na Categoria ouro, prata ou bronze.