Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Foto: Elson Caldas

Foto: Elson Caldas

A abertura da 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia aconteceu na última segunda-feira, 19, no auditório da Faculdade Católica do Tocantins (Facto). Com o tema Luz, Ciência e Vida, a programação foi repassada ao público, formado por estudantes, professores, pesquisadores e autoridades como a vice-governadora Cláudia Lelis que destacou "A educação, a ciência e a tecnologia são instrumentos decisivos para implantação de um projeto de desenvolvimento social que contribua para redução da desigualdade social”, lembrando que o Governo do Estado tem um compromisso com a causa educacional e que os investimentos na educação são prioridade neste governo. 

Compartilhando do pensamento da vice-governadora, o presidente da Agência Tocantinense de Ciência, Tecnologia e Inovação (Agetec), George Brito enfatizou o grande interesse do governador Marcelo Miranda em investir na educação profissional, ciência e pesquisa e destacou que o governador elegeu 2015, como um ano de retomada e do planejamento. “Ao invés de lançarmos novos editais para fomento, estamos buscando garantir aqueles que já foram lançados temos obras como o Laboratório de Referência Animal da Unitins de Araguaína, obras naUniversidade Federal do Tocantins (UFT), escolas técnicas em Pedro Afonso, Natividade e Guaraí”, destacou.

Outro destaque do presidente da Agetec foi em relação as contrapartidas financeiras de vários projetos. “O governador Marcelo Miranda pagou a última parcela de contrapartida do Projeto Estruturante que investi em pesquisa, desenvolvimento científico, laboratórios, no valor $ 20 milhões, em 2009. Desse período para cá não se pagou nada. Mas somente este ano nós já pagamos mais de R$ 400 mil”, disse. 

A retomada da Fundação de Amparo a Pesquisa do Tocantins (Fapt) também foi outro assunto destacado no evento. Segundo George Brito, o retorno da Fapt é de extrema importância para o desenvolvimento das atividades científicas do Tocantins. “A Fapt será o veículo de reação mais direto com as instituições de ensino e pesquisa. Isso porque na Agetec temos o Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia, e por meio deste Conselho poderemos passar recursos para a Fapt, para que o fomento seja repassado diretamente ao estudante professor e as empresas”, pontuou.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, também foi marcada por palestra promovida pelo Sebrae com o tema “Inovação para Pequenos Negócios” proferida pelo administrador e consultor, Mestre Flávio Rosário, considerado pelo mercado empresarial um dos melhores palestrantes do Brasil nas áreas de Inovação e Mídias Sociais.

A semana é uma realização do Ministério da ​Ciência e ​T​ecnologia, e parceiros dentre eles a Embrapa, Investco, Eletrobrás/Eletronorte, Prefeitura de Palmas, Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, Policia Militar, Ceulp/Ulbra, Católica do Tocantins, Unitins, Secretaria de Defesa e Proteção Social e UFT.