Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Washington Luiz

Foto: Washington Luiz

Caravanas com centenas de jovens de diversos segmentos sociais das regionais que representam os 139 municípios tocantinenses chegam à Capital nessa quinta-feira, 29, para participar da 3ª Conferência Estadual da Juventude. O evento, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, acontece na sexta-feira, 30, e sábado, 31, no Colégio Militar de Palmas. 

O governo garantiu a vinda dos mais de 300 delegados e delegadas dos municípios tocantinenses, selecionados nas etapas municipais e regionais da Conferência de Juventude, realizadas nas cidades de Araguatins, Tocantinópolis, Araguaína, Colinas, Paraíso, Porto Nacional, Gurupi, Palmas e Dianópolis, nos meses de agosto e setembro deste ano. “Garantimos transporte, alimentação e alojamento aos delegados durante toda a Conferência”, completou o superintendente Estadual de Juventude, Ricardo Ribeirinha. 

É da função dos delegados apresentar as propostas de políticas públicas e selecionar, por meio de votação, 22 delas para serem levadas à Conferência Nacional de Juventude, agendada para o período de 16 a 19 de dezembro,  em Brasília. De, aproximadamente, 300 delegados e delegadas, serão eleitos 10, sendo 8 membros da sociedade civil e dois do poder público, que vão representar o Estado na etapa nacional. 

De acordo com o Regimento Interno da 3º Conferência Estadual da Juventude, os temas a serem debatidos são baseados em 11 eixos de direitos do Estatuto da Juventude -Cidadania, à participação social e política e o protagonismo juvenil; Desporto e ao lazer; Diversidade e à igualdade; Segurança pública e ao acesso à justiça; à comunicação e à liberdade de expressão; Cultura; Território e mobilidade; profissionalização, ao trabalho e renda; Direito à saúde e educação; e Sustentabilidade e ao meio ambiente – cada um discutido em Grupos de Trabalhos específicos.