Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) oficializou a compra de um terreno em Palmas para construção de um Centro de Desenvolvimento, que é parte do legado da Copa do Mundo. Foram contemplados com esse legado 15 estados, entre eles, o Tocantins.

O terreno tem de cerca de 40 mil metros quadrados e situa-se em próximo ao centro da cidade, na região norte. A previsão, segundo informações da CBF, é de que o Centro de Desenvolvimento comece a ser construído até o final de 2015. Esta compra faz parte do projeto criado como legado da Copa do Mundo, e tem como objetivo promover o futebol e ajudar na formação de crianças em estados que não receberam jogos do Mundial. 

Esse legado recebeu o apoio da deputada federal professora Dorinha Seabra Rezende (Democratas/TO), que ainda em 2011, articulou junto ao Comitê Organizador Local (COL) e Fifa para que Palmas fosse escolhida Centro de Treinamento da Copa do Mundo de 2014. Além disso, a parlamentar conseguiu, através do Ministério do Esporte, a liberação de R$ 2 milhões para a reforma do Estádio Nilton Santos. Essa reforma era para que as seleções pudessem treinar no estádio.

“A escolha da Capital acabou não sendo concretizada por uma questão de logística, mas serviu para que Palmas recebesse recursos para a reforma do estádio e agora teremos mais esse legado, que será a construção de um Centro de Desenvolvimento”, disse Dorinha.