Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Dirceu Leno

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil. Visando a conscientização, o bem estar e agregação de informações referentes ao tema, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Mulher e Centro de Referência de Assistência Social com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, ministraram na última quinta-feira (29), nos Povoados Passarinho e Folha Grossa, palestras em alusão ao “Outubro Rosa”.

A saúde da mulher é tida como um dos princípios básicos da rede municipal de Saúde. Informar, conscientizar e alertar sobre o câncer de mama é um tema trabalhado não somente no mês de outubro, mas sim diariamente nas Unidades de Saúde, adicionando conhecimentos de cunho preventivo em todos os setores do município.

O mês de outubro ficou mundialmente conhecido como mês de prevenção ao Câncer de Mama. E para fechar as ações do “Outubro Rosa”, as comunidades dos Povoados Passarinho e Folha Grossa, receberam respectivamente, orientações ministradas pelos profissionais de enfermagem, Graciane Martins, Constância Miranda e Jonnison de Almeida. As apresentações foram realizadas nas Escolas 7 de Setembro e Manoel de Sousa Lima.

Os temas abordados foram: câncer de mama, DST's, câncer de colo de útero, dentre outras doenças. Foram respondidas as dúvidas das pacientes e distribuídos laços cor-de-rosa em homenagem ao mês de referência à prevenção ao câncer de mama.

As Unidades Básicas de Saúde fizeram ações durante todo o mês, como coleta para o exame preventivo do câncer de colo de útero, palestras e consultas ginecológicas periódicas. O propósito dessa parceria é alertar as mulheres para a vigilância do Câncer de Mama e outros tipos de cânceres e seus direitos envolvidos no rastreamento, diagnóstico e tratamento através de das palestras alusivas às ações do Outubro Rosa.