Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Lia Mara Marcelo Miranda entregou à corporação  mais de 500 equipamentos de informática Marcelo Miranda entregou à corporação mais de 500 equipamentos de informática

A solenidade de formatura dos Cursos Especiais de Habilitação de Oficiais da Administração (CEHOA) e Oficiais Músicos (CEHOM) da Polícia Militar (PM) nesta sexta-feira, 6, em Palmas, foi marcada pela entrega de equipamentos e homenagens. A cerimônia  foi presidida pelo governador Marcelo Miranda, que destacou a  importância da formação  no processo de  aprimoramento dos serviços ofertados pela Polícia Militar. Também estiveram presentes no evento a vice-governadora, Claudia Lelis, o comandante-geral da PM, Glauber Santos, e outras autoridades. 

Durante a solenidade, Marcelo Miranda entregou mais de 500 equipamentos de informática que serão utilizados no reaparelhamento e modernização do sistema de tecnologia da informação da PM. "São equipamentos que irão auxiliar nas ações operacionais, táticas e estratégicas em favor da comunidade", enfatizou o governador. 

De acordo com Marcelo Miranda, a solenidade representa um momento marcante para os militares e para os tocantinenses. “Vejo, em cada um dos formandos, o aprimoramento de toda a corporação da Polícia Militar do Tocantins. As consequências deste ato, com certeza, serão traduzidas em melhores serviços de segurança ofertados aos tocantinenses”, ressaltou.

Na cerimônia, se formaram 113 alunos, sendo que desses, 100 se tornaram oficiais da Administração e os demais oficiais músicos. Para o governador, a solenidade foi um momento de celebração.  “Nesta noite, comemoramos o resultado do esforço da Polícia Militar e de cada um dos oficiais habilitados nas áreas da música e da administração.São duas áreas de grande importância no exercício diário das atividades desempenhadas pela PM”, disse. 

Equipamentos 

Ao todo, durante a cerimônia, foram entregues 512 itens, sendo: 213 microcomputadores desktop; 213 nobreak´s 1.400 Va; 45 impressoras multifuncionais; um servidor tipo rack (solução completa); e 40 notebooks. Todo o material será utilizados na melhoria da rede interna do Quartel do Comando Geral, na reposição da falta de equipamentos de informática nas unidades da PM, na renovação dos servidores e computadores, na melhoraria das condições de trabalho dos servidores militares e civis da PM e do atendimento ao cidadão. 

Os equipamentos custaram R$ 948.533,06 - recursos oriundos de convênio do Governo do Tocantins com o Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Serão beneficiados oito batalhões; seis Companhias Independentes; o Quartel do Comando Geral; um Batalhão Rodoviário; um Batalhão de Policiamento Ambiental; uma Companhia Independente de Operações Especiais. 

O comandante-geral da Polícia Militar do Estado do Tocantins, coronel Glauber de Oliveira Santos destacou o trabalho do Governo do Estado em prol da Polícia Militar. "Agradeço ao governador Marcelo Miranda pelo excelente trabalho no resgata dos valores da nossa instituição. Hoje comemoramos não só a formatura dos 113 oficiais, mas todos os benefícios que estamos recebendo", disse. 

Homenagens 

Durante a solenidade, o governador Marcelo Miranda foi homenageado com uma placa em agradecimento à doação de um terreno para a construção da sede da Fundação Pró-Tocantins, entidade sem fins lucrativos que atua na melhoria das condições de saúde, socioeconômicas, profissionais, educacionais, culturais, de trabalho, lazer, dentre outras, dos policiais e bombeiros militares ativos e inativos do Estado do Tocantins e seus dependentes. 

Também foram homenageados o comandante-geral da Polícia Militar do Estado do Tocantins, coronel Glauber de Oliveira Santos; a primeira-dama da Polícia Militar, Marina Santos; a vice governadora, Claudia Lelis; o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Raimundo Bonfim Azevedo Coelho; o comandante da Academia Policial Militar, major Dosautomista Honorato de Melo; em memória, o 2º tenente Valdir Teles Paixão e o subtenente Edgar Pereira da Silva Junior, que deram nome às turmas.