Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Pedro Barbosa O V encontro do Fórum de Governadores Brasil Central acontece na residência oficial do Governo do Distrito Federal O V encontro do Fórum de Governadores Brasil Central acontece na residência oficial do Governo do Distrito Federal

Em reunião realizada nesta terça-feira, 10, em Brasília (DF), o governador Marcelo Miranda, junto aos governadores do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rondônia e Distrito Federal discutiram o aprofundamento e o aprimoramento do Estatuto do  Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central e elegeram o governador de Goiás, Marconi Perillo, como presidente da entidade. O 5º encontro do Fórum de Governadores Brasil Central está sendo realizado na residência oficial do Governo do Distrito Federal (GDF), em Águas Claras (DF).

Durante a manhã de terça-feira, 10, governadores, secretários de Planejamento e procuradores-gerais dos estados envolvidos encontram-se reunidos. A ideia é chegar a um consenso em torno de alguns pontos do estatuto, de forma a aprová-lo nesta tarde. O documento, a ser assinado durante a tarde, é a base de todo o fórum, uma vez que  regulamenta a forma de atuação dos estados integrados.

De acordo com Leany Lemos, secretária da Administração do GDF, esse encontro demonstra o avanço já alcançado pelos estados consorciados. “Nós, secretários, juntamente com os procuradores-gerais dos estados envolvidos, validamos o regimento, que deverá ser aprovado ainda hoje pelos governadores”, explicou.

Está prevista para esta tarde, a solenidade de proclamação do consórcio, no auditório Márcia Kubitschek, em uma audiência com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Coche. À noite, deve ocorrer um encontro com integrantes do segmento da indústria. Na quarta-feira, 11, os governadores devem apresentar o consórcio em audiência pública, no Senado.