Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Carlessandro Souza

A Secretaria Estadual do Trabalho e da Assistência Social (SETAS), é parceira na campanha de combate a violência contra a mulher “Quem Ama Abraça”, lançada no Tocantins, nesta quarta-feira, 25. Demonstrando a importância de investir no potencial feminino como forma de enfrentar a violência, a pasta expôs os resultados práticos de um dos seus principais projetos voltados para esse público, a Aafeto - Apoiando e Acreditando nas Famílias Tocantinenses. Na ocasião os participantes puderam conhecer peças natalinas confeccionadas pelas alunas em cursos e oficinas de geração de renda do Projeto.

De acordo com o subsecretário da Setas, Alfredo Branchina, as principais ações da pasta envolvem o público feminino: “A experiência comprova que as mulheres tem mais propriedade no trato com a família e nas relações sociais como um todo. Hoje o Bolsa Família, programas habitacionais e de capacitação priorizam as mulheres para que a família e a sociedade como um todo sejam beneficiados. Esse apoio também é uma forma de enfrentar a violência”, defende o subsecretário.

A vice-governadora, Claudia Lelis, visitou o estande da Setas e falou sobre a importância dos esforços conjuntos : “A parceria entre Saúde, Educação entre outras secretarias, os demais poderes e a sociedade é fundamental para enfrentarmos esse quadro de violência. Quanto a Setas ela exerce um papel fundamental na emancipação das mulheres, nós sabemos que  boa parte das vítimas são dependentes financeiramente e por isso muitas vezes se submetem”, pontua a vice-governadora.

A exposição além de divulgar ações positivas que já vem sendo realizadas no Estado também poderá proporcionar novas parcerias como explica a presidente da Federação das Associações Comunitárias e de Moradores do Tocantins, Veneranda Elisa; “Estou encantada com excelência dos trabalhos e já penso em buscar apoio para as chefes de família que atenderemos em um projeto habitacional da federação”, projeta a presidente.

Sobre o Projeto  

A coordenadora da Aafeto, Ruth Brunes, informou que no momento a comunidade conta com os cursos de cabeleireiro, pintura em tecido e crochê. A próxima turma com inscrições em aberto é para manicure.

A Aafeto é um projeto de inclusão produtiva que visa incentivar e apoiar mães de família a se profissionalizarem e buscarem sua própria renda. Atualmente o projeto conta com três núcleos localizados no Aureny I, Aureny II e Arno 32.

Os interessados em conhecer o Projeto ou adquirir as peças podem se dirigir a loja localizada na 103 Norte - rua NO-11 – conj 04 - Nº 32, na rua atrás do Hotel Castelo.