Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação As 280 cisternas foram entregues com um kit composto por uma bomba manual e cobertura para captar a água da chuva As 280 cisternas foram entregues com um kit composto por uma bomba manual e cobertura para captar a água da chuva

Cerca 280 famílias foram beneficiadas com a entrega das cisternas do programa Água para Todos - Tocantins sem Sede, feita pelo governador Marcelo Miranda, na manhã desta sexta-feira, 27, em Pindorama. A solenidade de entrega dos títulos de posse das cisternas marcou a conclusão da primeira etapa do programa no município e representa uma importante conquista para população. 

“Ninguém mais do que o povo de Pindorama e desta região para saber o real valor de se ter acesso à água com facilidade, especialmente no período da seca. A partir de hoje, saibam que poderão ter muito mais que água. Vocês têm a possibilidade de aumentar a renda familiar, seja no cultivo da terra ou por outras atividades”, destacou Marcelo Miranda.

Na ocasião, Marcelo Miranda reforçou que o Governo do Estado, para atender às demandas da população, está trabalhando em parceria entre os Poderes e deixou um recado especialmente para região. "Podem se preparar: os investimentos continuarão chegando, seja em médio ou em longo prazo. Não é tempo de diferenças políticas, mesmo com as dificuldades é tempo de trabalharmos em prol dos 139 municípios tocantinenses", ressaltou.

De acordo com o presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Éder Fernandes, a atual gestão assumiu o Governo com apenas 12,5% das cisternas instaladas e, hoje, esse índice é de 43%. Segundo ele, a expectativa é encerrar o ano de 2015 com a entrega de 9.340 cisternas, com grande parte instalada e pronta para o uso. “Estamos trabalhando para que o direito à água, um bem imprescindível para vida, seja garantido para todos os tocantinenses", ressaltou.

Em Pindorama, foram investidos R$ 2,5 milhões. As 280 cisternas foram entregues com um kit composto por uma bomba manual, que serve para retirar a água, e uma cobertura que tem a função de captar a água da chuva. Para favorecer o manuseio adequado dos equipamentos, logo após a solenidade, os beneficiados participaram de uma oficina, onde receberam capacitação.

Melhorias

O programa atende aos pequenos agricultores familiares rurais que convivem com a seca todos os anos e tem como meta chegar aos 27 municípios da região sudeste. Até agora, já foram concluídas e entregues instalações nos municípios de Pindorama, Chapada de Natividade, São Salvador, Palmeirópolis, Brejinho de Nazaré e Taipas.

As cisternas dão a possibilidade de reservar 16 mil litros de água para serem utilizados durante o período de estiagem e para Jânio Galvão é a garantia de vida em sua propriedade. "Enfrentávamos muitas dificuldades com a falta de água, já estava pensando em mudar daqui. Era muito difícil, não podíamos ter criação porque não tinha água, até para o nosso consumo era difícil", contou emocionado durante visita do governador Marcelo Miranda a sua propriedade. Morando no município há quatro anos, Jânio conta que, desses, os últimos três foram marcados pela seca que já o fez pensar em mudar da região.

Também beneficiada, a dona de casa Iranir Bezerra Vieira de Sousa  enfrentava há mais de 20 anos o drama da seca. Moradora da Fazenda São Domingo, localizada a 15 km do município, ela conta que antes tinha que caminhar quase um 1 km para buscar água em uma nascente. "Carregávamos a água em uma lata d'água, na cabeça. Era muito difícil, tanto para o nosso consumo, como para as criações. Agora nossa esperança se renova. Chegando o inverno, vamos poder armazenar a água nas cisternas, em nossa porta", comemorou.

O prefeito de Pindorama, Almir Batista Silva Amaral, lembrou a luta da população pela água. "Estas cisternas chegam para atender a uma necessidade histórica da nossa população. Por isso, agradeço ao governador Marcelo Miranda por todo o seu trabalho para garantir a entrega destes benefícios. Este é um tempo que exige parcerias", pontuou.

Programa

Fruto de convênio entre o Governo do Estado, por meio da ATS, com o Ministério da Integração Nacional, o Água para Todos - Tocantins sem Sede teve início em 2012 com a meta de entregar 11.350 cisternas. O investimento total é de R$ 75.142.678,00, com recursos do governo federal e vai beneficiar, de acordo com a ATS, cerca de 44.200 pessoas.

Presenças

O evento contou com a presença dos beneficiados pelo programa, lideranças políticas do executivo municipal, secretários de Estado e presidentes de autarquias. Também marcaram presença, os deputados estaduais Valdemar Júnior, Milton Franco, Josi Nunes, Ricardo Ayres, e o senador Donizeti Nogueira.