Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

De acordo com dados do SPC Brasil, o mês de novembro registrou números positivos no comércio de Araguaína

De acordo com dados do SPC Brasil, o mês de novembro registrou números positivos no comércio de Araguaína Foto: Divulgação

Foto: Divulgação De acordo com dados do SPC Brasil, o mês de novembro registrou números positivos no comércio de Araguaína De acordo com dados do SPC Brasil, o mês de novembro registrou números positivos no comércio de Araguaína

Enquanto a confiança do empresariado da capital Palmas/TO neste final de ano não é nada animadora segundo pesquisa que mede o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e a Fecomércio Tocantins, em Araguaína a economia aponta recuperação no comércio. 

De acordo com dados do Serviço de Proteção ao Crédito – SPC Brasil, o mês de novembro registrou números positivos no comércio de Araguaína. Em comparação a outubro, houve diminuição na ordem de 18,37% no número de pessoas inscritas no cadastro de devedores. Na prática, significa que os consumidores estão pagando seus parcelamentos em dia. Também em relação ao mês anterior, houve aumento de 6,34% no número de nomes retirados do SPC, ou seja, as pessoas também estão pagando dívidas em atraso.

Fazendo um comparativo com novembro de 2014, os dados também são animadores: aumento de 26,42% na quantidade de consumidores que limparam seus nomes. Em contrapartida, o número de inscritos no sistema aumentou 21,07%. Para o diretor de SPC da Associação Comercial e Industrial de Araguaína – Aciara, Alberto Luna, o último dado é um reflexo do cenário econômico do país. “Contudo, temos que enfatizar a recuperação do comércio e do poder de compra das pessoas. Os índices são bastante positivos e apontam para uma melhora no consumo neste fim ano”.

O presidente da Aciara, Manoel de Assis Silva, destaca o empenho de empresários e consumidores para a recuperação econômica. “Vimos que muitas empresas investiram em acordos para quitação de débitos, principalmente para conceder crédito aos compradores. Nossa entidade tem estimulado isso entre os associados, além da nossa campanha de natal já em vigor com sorteio de prêmios, justamente para incentivar o consumo”.