Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Heitor Iglesias A ação segue em Guaraí até o dia 23 de dezembro A ação segue em Guaraí até o dia 23 de dezembro

Um total de 768 pacientes passaram por consultas oftalmológicas no primeiro dia de atendimento das unidades móveis do programa Saúde para Todos, que estão localizadas na cidade de Guaraí recebendo pessoas com mais de 55 anos de 23 municípios que compõem a região de Saúde Cerrado Tocantins Araguaia.

Nesta quarta-feira, 16, já teve início as cirurgias de catara e a meta é que hoje sejam realizados cerca de 300 procedimentos.  Com 81 anos, dona Maria Lidia Matino, chegou cedo ao circuito montado na avenida em frente à prefeitura da cidade. “Meus olhos não estão muito bons, tenho catarata nos dois, é uma nuvem permanente que fico enxergando, por isso vim pra cá e fui muito bem atendida. É uma ação maravilhosa!”, disse.

Também com 81 anos, seu José Ribeiro, morador de Guaraí, foi buscar atendimento na ação oferecida pelo Governo do Estado.  “Fiquei sabendo que ia ter esse atendimento e estou aqui. Não estou enxergando muito bem, mas acho que agora vai melhorar. O atendimento está sendo rápido”, disse.

Depois de ter passado pelo Serviço de Regulação o paciente chega para ser atendido nas unidades móveis. Lá ele é recepcionado para realização de um cadastro eletrônico, um prontuário que contém foto, número do cartão SUS e RG, depois ocorre uma pré-consulta, quando são realizados exames e é colhida a história do paciente. Após essa ação, o paciente passa por um médico retinólogo que vai fazer o exame de fundo de olho, no qual são analisadas as artérias, veios e nervos da retina e se consegue detectar precocemente diversos tipos de doença. Logo após, o paciente segue para uma consulta e recebe o diagnóstico para saber se vai precisar ou não passar pela cirurgia. Se o problema for resolvido com óculos faz a prescrição.

“A expectativa está dentro do que foi esperado e o que chama atenção é que aqui nós temos casos de pacientes que nunca sequer passaram por um oftalmologista na vida. São diversas pessoas que estão com a visão comprometida, com catarata avançada, pessoas que estavam esquecidas. O Governo do Estado está de parabéns pela grande sacada de poder enxergar esse vazio e levar assistência a essa população”, destacou Luciano Goulart, coordenador geral da ação.

Em Guaraí para conferir o primeiro dia de atendimento, o secretário de Estado da Saúde, Samuel Bonilha, reforçou a importância do serviço está ocorrendo mais perto da população. “É de fato emocionante você ver de perto isso acontecendo. São pessoas com 60, 70, 80 anos muitos que nunca passaram por um especialista e que hoje estão sendo atendidas com qualidade e com agilidade”, disse.

A equipe que está em Guaraí é composta por 12 médicos oftalmologistas e 63 paramédicos, entre técnicos em enfermagem, instrumentadores, enfermeiros, além da equipe de logística, que cuida da manutenção dos serviços.

A ação conta com três unidades móveis, uma unidade que é o almoxarifado onde estão os suprimentos com volume que dá para atender a 1000 consultas e 300 cirurgias diárias, uma unidade móvel ambulatório, composta por quatro consultórios mais a sala onde é realizado o exame de fundo de olho e a outra unidade que comporta o centro cirúrgico.

Agenda

A ação segue em Guaraí até o dia 23. Até o dia 19 vão ocorrer as consultas. Até o dia 21 serão realizadas as cirurgias dos pacientes diagnosticados e agendados nos dias de consultas. Até o dia 23 será o período de pós-operatório e no mês de janeiro a equipe retorna a cidade para fazer a revisão e consultas dos pacientes que passaram por cirurgia da catarata.

Essa primeira fase do programa está beneficiando a Região de Saúde Cerrado Tocantins Araguaia, composta pelos municípios de Bandeirante, Palmeirópolis, Colinas do Tocantins, Juarina, Pequizeiro, Brasilândia, Itapiratins, Itaporâ, Tupiratins, Goianorte, Colméia, Guaraí, Tupirama, Pedro Afonso, Bom Jesus, Santa Maria, Itacajá, Recursolândia, Centenário, Arapoema, Bernado Sayão e Presidente Kennedy, Couto Magalhães.