Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Confirmando os altos índices de cobertura vacinal no Tocantins, a segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa, ocorrida no período de 1º a 30 de novembro, alcançou 99,20% dos bovídeos com idade de até 24 meses. Os números são da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) que apontou que dos 3.628.316 animais envolvidos na etapa 3.599.239 foram vacinados.

De acordo com o que foi declarado à Adapec, em 22 municípios do Estado a vacinação atingiu o índice de 100% do rebanho. Para o presidente da Adapec, Humberto Camelo, a cobertura vacinal foi satisfatória, pois atingiu uma meta muito superior ao estabelecido pelo Ministério da Agricultura (90%). “Nosso rebanho voltou a crescer significativamente e o índice de 99,20% de animais vacinados nesta campanha demonstra que os produtores rurais do Tocantins assumiram o compromisso com a erradicação da aftosa e prepara o nosso Estado para conquistar novos mercados”, destacou Camelo.

 Segundo o gerente do Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, José Pereira Veloso Júnior, mesmo os animais não vacinados durante a campanha receberão a dose da vacina de maneira assistida pelos técnicos da Adapec. “Faremos agendamento das propriedades que não declararam e os nossos técnicos acompanharão a vacinação destes animais. Com isso, chegaremos a 100% dos bovídeos com até 24 meses vacinados”, informou Veloso.

O responsável técnico lembra que os produtores rurais que deixaram de vacinar no período obrigatório estão sendo notificados e autuados pela Agência, com multas de R$ 5,32 por animal não vacinado e R$ 127,69 por propriedade não declarada.

Rebanho tocantinense

Os dados declarados à Adapec na campanha de novembro apontam para um crescimento de 2,88% no rebanho tocantinense, em relação à primeira etapa de maio. O estado passou de 8.185.721 animais para 8.421.109 cabeças de bovídeos.

Os três municípios com maior rebanho no Estado são: em 1º, Araguaçú, com 330.722 animais; em 2º, Araguaína, com 243.754; e em 3º, Formoso do Araguaia, com 222.697 cabeças.