Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A Cooperativa das Artesãs de Biojoias de Xambioá (COOABX) foi contemplada com mais uma oportunidade de exibir seus produtos a um grande público, na exposição “Mulheres Empreendedoras de Tocantins”. A mostra, que está aberta à visitação gratuita, pode ser conferida até o dia 16 de janeiro de 2016, no Palmas Shopping, na capital tocantinense. No local, a COOABX expõe biojoias produzidas por meio do projeto XambiArt, que foi consolidado com o auxílio do Programa ReDes, realizado pela Votorantim  Cimentos, Instituto Votorantim e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A exposição “Mulheres Empreendedoras de Tocantins” é organizado pelo Sebrae Tocantins, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Tocantins (Senar TO). O  objetivo é apresentar o trabalho de diversas artesãs da região, estimulando a produção e venda desses produtos, além de valorizar o comércio local e a igualdade de gênero.

“Enxergamos como uma grande oportunidade que nos proporciona um maior reconhecimento sobre o nosso trabalho e também representa uma melhoria na renda de cada cooperada. Acredito que tais parcerias são essenciais para o desenvolvimento e sucesso da Cooperativa”, conta Ronilda Borges, cooperada que está à frente da participação da COOABX no evento.

O projeto XambiArt conta com a participação de 20 mulheres da região de Alto Bonito, em Xambioá (TO), que produzem biojoias e artesanato a partir da utilização de elementos naturais provenientes da região do rio Araguaia, como barro, argila, coco e palha.