Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O Corpo de Bombeiros do Tocantins intensificou o trabalho de análises e vistorias nas estruturas montadas nas principais cidades do Estado para a virada de Ano. Dos municípios que protocolaram eventos, até o momento, estão aprovados os projetos: da Capital Palmas, Alvorada, Miracema do Tocantins, Miranorte, Silvanópolis e Guaraí.

Em Palmas o projeto do evento que acontece na Praia da Graciosa está aprovado e apenas aguarda vistoria in loco. Em Araguaína não há evento protocolado pela Prefeitura, mas uma vistoria foi realizada em edificação permanente no Clube dos 30 e foi reprovada.  Em Alvorada e Silvanópolis os eventos realizados pela prefeitura foram aprovados e aguardam vistoria. Já em Porto Nacional o projeto do evento da prefeitura foi analisado e voltou para retificação. Cariri protocolou projeto de evento em edificação permanente e o do distrito de Taquaruçu está em fase de análise. As prefeituras de Gurupi, Colinas e Paraíso do Tocantins não protocolaram eventos.

Processo de análise

Para que os projetos sejam aprovados uma série de pontos são analisados pela Diretoria e Sessões de Serviços Técnicos do Corpo de Bombeiros. Durante a fase de aprovação de projetos são avaliados os preventivos de combate a incêndio, dimensionamentos, os pontos de instalação dos equipamentos e saídas de emergência. Os organizadores de eventos têm ainda que apresentar toda documentação necessária, bem como Anotações de responsabilidades Técnicas (ARTs) ou Registro de Responsabilidade Técnica (RRTs), documento de autorização do espaço público e termo de compromisso dos engenheiros, organizadores e empresas que montam estruturas.

Antes de liberar o evento os bombeiros realizam vistorias prévias onde são realizadas notificações que tem como objetivo corrigir irregularidades. Os bombeiros também observam estruturas metálicas, instalações elétricas e seus devidos aterramentos, instalações dos equipamentos de combate a incêndio, dos grupos geradores de energia elétrica, de sonorização e as saídas de emergências.

“É de suma importância que os organizadores procurem os bombeiros o quanto antes a fim de aprovarem seus projetos e solicitarem suas vistorias a tempo da data da realização do evento”, lembrou o major José Coelho, analista técnico do Corpo de Bombeiros.