Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Luciano Ribeiro

Foto: Luciano Ribeiro

Com objetivo de fomentar a cadeia produtiva de ovinocaprinocultura no Tocantins, o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), realiza, nesta terça e quarta-feira, 12 e 13, visitas à Associação de Produtores de Ovinos e Caprinos de Barrolândia, em Barrolândia, e ao Módulo Irradiador de Caprinocultura do Estado, localizado no município de Ponte Alta do Bom Jesus, respectivamente.

Em Barrolândia, a equipe técnica da diretoria de pecuária da Seagro fará a vistoria dos equipamentos cedidos para uso da Central de Melhoramento Genético de Ovinos, localizada na Associação de Criadores de Ovinos e Caprinos de Barrolândia. Já em Ponte Alta do Bom Jesus, os técnicos visitarão o Módulo Irradiador de Ovinocaprinocultura do Estado, onde farão o diagnóstico da situação do módulo.

Segundo o zootecnista e gerente de pecuária da Seagro, Marcos Cione, as visitas são importantes para que os técnicos tenham a real dimensão de como estão sendo utilizados os equipamentos repassados para a associação. “Já em Ponte Alta do Bom Jesus os técnicos farão um levantamento da situação das instalações do módulo a fim de definir as futuras ações e como forma de incentivar a ativação do módulo”, esclarece.

Nestes municípios, também serão realizadas reuniões com os produtores, para definir futuras ações relacionadas às atividades.

Dados

De acordo com números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE (2014), o Tocantins possui um rebanho efetivo de ovinos de 129.263 cabeças e 25.455 de caprinos.