Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Emerson Silva Museu Histórico do Tocantins - Palacinho Museu Histórico do Tocantins - Palacinho
  • Memorial Coluna Prestes

No período de férias escolares uma boa opção de passeio para crianças e adultos é uma visita para conhecer os museus do Tocantins. Em Palmas, estão localizados dois espaços vinculados a Secretaria Estadual da Cultura, o Museu Histórico do Tocantins (Palacinho) e o Memorial Coluna Prestes.

Os museus são de grande importância para a preservação, divulgação e valorização da cultura tocantinense como afirma a museóloga da Secretaria Estadual da Cultura (Secult), Liliane Bispo. “Os museus atuam como guardiões da memória social e disseminadores do processo de formação do estado e seu patrimônio histórico e artístico”, concluiu.

As visitas aos espaços são gratuitas e podem ser agendadas pelo telefone.

Museu Histórico do Tocantins (Palacinho)

O Palacinho reúne uma série de temas que contam um pouco da história da formação do estado do Tocantins, as culturas de comunidades remanescentes de quilombolas, comunidades indígenas e os festejos tradicionais e religiosos – distribuídos em nove salas. O Museu possui uma sala multiuso disponível para eventos como palestras, oficinas, reuniões e ensaios. Na área externa do museu há exemplares de árvores típicas do cerrado, uma capela consagrada à Santa Rita de Cássia e uma garagem expondo um dos primeiros carros oficiais do Estado – modelo Opala Diplomata.

Memorial Coluna Prestes

O Memorial Coluna Prestes apresenta uma exposição com painéis, reproduções fotográficas sobre a passagem da Coluna Prestes pelo estado do Tocantins e uma ambientação de escritório com objetos pessoais doados pela família de Luís Carlos Prestes.

Fazem parte do circuito de exposição o Monumento 18 do Forte (que pode ser visto na lateral interna do Memorial) e o teatro do bolso (com capacidade para 87 lugares) onde os visitantes assistem documentários sobre a Praça dos Girassóis e a Coluna Prestes.

Endereço Palacinho: Av. NS 10, lote 09, Quadra 112 Norte, Palmas. (em frente à casa de festa Ahãdu, próximo à Av. JK sentido TO)

Email: museustocantins@gmail.com 

Visitação: terça-feira à sexta-feira das 8h00 às 18h e aos sábados das 8h às 12h.