Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Aos 49 dias de greve na saúde do Estado, o secretário Samuel Bonilha recebeu a presidência do Sintras, nesta segunda-feira, 25, abrindo o diálogo para discussão das condições e trabalho dos servidores nos hospitais do Estado. 

Na ocasião o presidente Manoel Pereira de Miranda expôs as situações vivenciadas pelos servidores diariamente na rede hospitalar estadual sintetizando a importância dessa discussão, sendo que ela está entre as principais pautas do movimento paredista.

“Está mais do que na hora de criarmos um Fórum Permanente para discutir o assunto que reflete tanto no trabalho do servidor quanto no atendimento a população”, reforça Manoel Miranda.

Entre os pontos desta pauta o Sintras pontuou em ofício ao secretário o fornecimento de equipamentos de proteção coletiva (E.P.C) e Equipamento de Proteção individual (E.P.I) com qualidade e quantidade objetivando a segurança do paciente e do profissional. Destaca ainda garantia de segurança aos profissionais e pacientes nas unidades de saúde; alimentação em qualidade e quantidade; repouso noturno de forma regulada; eleições para coordenadores de setores; e fornecimento de insumos, materiais e medicamentos.

E para solucionar os transtornos da mudança do hospital de Augustinópolis para Araguatins, o retorno imediato da unidade de saúde para o local de origem. 

A proposta apresentada pelo sindicato foi recebida de forma positiva pelo secretário Bonilha. “Também acho que está mais do que na hora de envolver todo mundo nessa discussão e tomar medidas resolutivas para as questões”, disse o gestor.

Assim ficou certo do secretário reunir com a equipe da Sesau pela manhã desta terça-feira, 26, e às 16h reunir novamente com o Sintras para dar continuidade o processo de discussões e definir como será feito o trabalho. 

Desta reunião também participaram o gerente de Recursos Humanos do Sintras, Raimundo Morais, Da comissão de greve, Valéria Araújo de Queiroz, e da Sesau, o subsecretário, Gustavo Bottos, a Superintende de Administração e Logística Especializada, Adriana Victor Ferreira, a Superintendente de Atenção a Saúde, Maria Gleyd Brito Chianca e o Diretor de Gestão Hospitalar, Afonso Piva.