Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Adilvan Nogueira A exposição representa uma valorização aos povos indígenas A exposição representa uma valorização aos povos indígenas

Foi aberta nesta quarta-feira, 26, no hall do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) uma exposição de fotografias e artesanatos em cerâmica, representando a cultura e o cotidiano das etnias indígenas no Tocantins. Os trabalhos ficarão expostos por duas semanas e poderão ser vistos em horário comercial.

A exposição integra uma parceria entre o TRE e a Secretaria da Educação, que realizaram juntas uma agenda de trabalhos para o ano de 2016, retratando dados sobre populações, escolas, cultura e diversidade dos povos indígenas do Tocantins.

Maria do Carmo Barbosa, chefe de sessão de Editoração e Publicações do TRE, ressaltou que homenagear os povos indígenas é uma forma de conhecer melhor sua cultura e sua diversidade. “Acho importante valorizar essas etnias, porque os indígenas representam significativa parte do nosso eleitorado e, pensando nesse público, promovemos o Recadastramento Biométrico na Ilha do Bananal”, frisou Maria do Carmo.

“Nosso sentimento é de lisonjeio, pois uma temática sobre os povos indígenas do Tocantins é importante para a Seduc, que tem sua pauta de trabalho baseada na educação integral e humanizada, em que a diversidade cultural tem um papel fundamental para a formação plena do cidadão”, afirmou Cleide Araújo, gerente de Desenvolvimento de Educação Indígena e organizadora da exposição.