Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Para garantir a todos os usuários do Sistema Único de Saúde (Sesau) atendimento inclusivo e de promoção à igualdade social, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza na sexta-feira, 29, Dia Nacional da Visibilidade Trans, uma roda de conversa entre profissionais de saúde, gestores públicos, representantes de grupos de movimentos sociais e comunidade em geral para discutir e informar sobre os direitos e demandas relacionadas ao SUS da comunidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais (LGBT). A reunião acontece às 14 horas no auditório do Anexo I, em Palmas.

Na ocasião, serão discutidos, entre outros assuntos, hormonioterapia, prevenção a doenças sexualmente transmissíveis, procedimentos cirúrgicos de mudança de sexo e humanização de serviços de saúde. O médico urologista e titular da Sociedade Brasileira de Urologia, Dr. Mario Sérgio de Marco Sansana, esclarecerá dúvidas sobre autocuidado e temas correlatos.

O fonoaudiólogo e técnico da Gerência Estadual das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids), Alexandre Araripe, explica que se trata de mais uma oportunidade ímpar para discutir planejamento, intervenções práticas e mecanismos de qualificação de serviços públicos de saúde para atendimento das necessidades mais urgentes da comunidade LGBT local. 

Entre os pontos abordados está o uso desorientado e clandestino de substâncias visando às modificações corporais, por exemplo.

Protocolo inédito

O encontro faz parte da finalização da construção do protocolo de acolhimento e fluxo de atendimento para a diversidade, que será adotado no Tocantins. “A existência de um protocolo específico vai contribuir para a orientação de profissionais de saúde para garantir o acolhimento adequado ao enfrentamento de dificuldades comuns na relação com o paciente, como dificuldade de assumir a orientação sexual diante de um profissional leigo e o medo de discriminação”, completa Araripe.

Programação:

14h – Abertura;

14h15 – Trans, Conheça seus Direitos;

15h15 – Trans, Saiba se Cuidar;

16h45 – Trans, Como é o Processo de Cirurgia de Mudança de Sexo - Aspectos da saúde Trans: Humanização dos serviços de saúde – Hormonioterapia – cirurgia – documentos

17h15 – Trans,Tire suas Dúvidas com o Doutor. - Roda de conversa com médicos convidados (Dra. Luciana Zeve – Médica Endocrinologista).